Em solidariedade à nossa amiga Yvone

>> quarta-feira, 29 de abril de 2009

Meninas, eu havia pensado em fazer outra coisa hoje, mas quando vi o problema que nossa amiga Yvone está passando resolvi ser solidária e contar como resolvi dois problemas parecidos. O primeiro com o Banco Fiat e o segundo, a semana passada, com a VIVO, minha operadora de internete.
1 - Caso Banco Fiat: comprei meu primeiro carro zero financiado pelo Banco Fiat, em 1997, pelo sistema de leasing, para pagar em 36 prestações. No ano de 1999, com a desvalorização do câmbio, a prestação foi a uma quantia astronômica. Então, aproveitando uma ação do Ministério Público, me armei da liminar e passei a consignar o pagamento com o valor do dolar fixo, estipulado pela justiça.
O banco claro esperneou, mas aceitou a consignação dois meses depois e eu continuei a pagar aquele valor que era dividido e contabilizado em duas parcelas na mesma fatura. Não me perguntem o porquê, pois eu não sei explicar.
Quitei o meu financiamento em dezembro do ano 2000 e quase 3 anos depois, em setembro de 2003, ainda recebia cobrança de faturas que já estavam pagas. A última delas via cartório.
No cartório, de posse da carta de cobrança, fui tratada como uma criminosa e não como uma consumidora e isso me subiu aos brios. Então, fui ao Ministério Público e eles me orientaram a entrar com uma ação de danos morais contra o banco.
Ajuizei a ação sem advogado solicitando uma indenização de 20 salários mínimos e ganhei, embora tenha havido uma redução do valor pelo Juíz, o que para mim foi o de menos, pois não me interessava o valor a receber, mas a restituição do meu direito frente ao poderoso Banco Fiat. Primeira Vitória.
2 - Caso VIVO: sou cliente de telefonia celular da VIVO desde dezembro de 2000. Como moro sozinha e passo o dia fora, hoje em dia não possuo linha fixa em minha casa, então, na hora de ter acesso à internete optei pelo sistema 3G, que a princípio me era fornecido pela TIM, primeira operadora a disponibilizar o acesso móvel. Como o sistema da TIM não funcionava, migrei para a VIVO em março deste ano.
Logo na primeira fatura eles me criaram problema. Eu recebi uma fatura no valor de 12 reais para cobrir o período do uso, a qual logicamente foi paga em dia. Porém, no dia 23 de abril o sinal de internete foi cortado. Quando cheguei em casa tentei utilizar e nada. Liguei para a operadora e me informaram que o sistema estava com restrição no DF, mas que tudo seria normalizado até as 22 horas, o que não aconteceu.
Na sexta-feira, 24 de abril, tentei conectar e o problema persistia. Liguei novamente e fui informada de que havia uma fatura em aberto no valor de 32 reais. Tentei argumentar que não sabia dessa fatura, que ela não havia sido enviada a mim e que a fatura recebida estava paga desde o dia 8 de abril. Não houve jeito, eu apenas ouvia aquelas frases decoradinhas e ditas num gerundio horroroso e erroneamente usado que dá nos nervos de qualquer um, desconfio até que esse seja o intuito dele ser utilizado com tanto empenho.
Na segunda-feira, 27 de abril voltei a ligar e solicitar o reestabelecimento do sinal, uma vez que o erro havia sido da VIVO e eles sequer quiseram me ouvir. Enviei um e-mail informando do que estava acontecendo e que iria ao PROCON para tratar do assunto. Fui ao PROCON.
No PROCON - ao dizer o que estava acontecendo fui informada de que existe a presunção de que o cliente sabe da existência das faturas e que, portanto, a operadora estava correta em bloquear o sinal sem prévio aviso. Expus o acontecido com mais detalhes e mostrei a fatura paga. Como eu poderia saber que haveria uma outra conta, cobrindo o mesmo período se eu havia pago a tal fatura? Diante disso a servidora do PROCON me ouviu e resolveu ligar para a VIVO e saber o que estava acontecendo.
Qual não foi minha surpresa quando a funcionária da VIVO admitiu que a cobrança era indevida, pois a moça do PROCON detectou que o período de cobrança das duas faturas era o mesmo. Gente, foi exatamente isso o que aconteceu. Então a VIVO estornou o débito, me pediu desculpas pelo erro e no prazo de 4 horas normalizou meu acesso à internet. Dá para acreditar?
O que quero com esse jornal? Mostrar a todas vocês que temos nossos direitos e que eles devem ser protegidos. Devemos fazer uso sim das estruturas de proteção ao consumidor disponíveis. Tanto o PROCON, quanto o Ministério Público estão aí para isso. O juizado Especial Cível também é uma ótima opção quando o restante falha e o acesso a ele é facilitado pelo MP.
Não deixe por menos, às vezes dá trabalho, mas vale a pena. Enquanto problemas com o consumidor no Brasil não quebrar as empresas por indenizações milionárias aos clientes lesados, a situação não vai mudar. Sabemos que as empresas de telefonia são recordistas em reclamações nos órgãos de defesa do consumidor e por que eles não melhoram seu atendimento? Porque não é necessário, pois a apurrinhação não faz cócegas no bolso deles.
Então, para mudar esse quadro vexatório precisamos fazer trabalho de formiguinha e requerer nossos direitos sempre.

Pense nisso.

ATUALIZANDO:

Concordo com a Margaret quanto aos comentários, alguém até disse lá exatamente o que penso e já escrevi aqui: que no geral as pessoas não lêem e não comentam posts grandes, originais e que expressem a opinião do blogueiro.

Respeitando a todos claro, não seria diferente, vemos muitos posts copiados, fotos que aparecem dezenas de vezes, repetidos e repetidos sendo comentados várias vezes, apenas pela importância do blog de quem escreve. Sim, existem blogs mais populares, valorizados, mais amados.

Quando cheguei por aqui me deparei com três ou quatro blogs assim e logo tentei me juntar a eles: o Casa de Juntados, o Dona House e o Brincando de Casinha, tosos muito bons e originais. Não entendia porque todo mundo gostava tanto deles e procurei ler com cuidado e atenção e descobri que eles são bons mesmo.

Carisma mesmo vi na Ruby, qualquer coisa que ela coloque no blog vira notícia, coisas elaboradas como os móveis que ela recicla e coisas simples como um vidrinho com tampa de tecido e m&m dentro, uma loucura, essa mulher sabe chamar a atenção. Como explicar isso? Não sei.

Para mim o que mede a popularidade do blog além dos comentários, são os selinhos e o número de seguidores. Todo mundo quer ter um selo publicado pelas top e elas sempre ganham, eu tenho muitos que ainda não publiquei, mas chego lá.

Resumindo, desistimula fazer um trabalho com tanto carinho e não receber comentário, mas faz parte do jogo. Esse jogo no qual entramos para angariar relacionamentos (mesmo que virtuais), atenção e um pouco de carinho, coisas tão difíceis de conquistar hoje em dia.

Dito.

13 responderam:

lu 29 de abril de 2009 às 09:28  

é isso mesmo!!!
beijos
lu

Blog Dri Viaro 29 de abril de 2009 às 11:02  

o respeito pelo cliente hj em dia é zero
bjs

Unknown 29 de abril de 2009 às 12:18  

Oi Ozenilda,
gostei muito do seu post, ver esses exemplos só nos dão mais força em lutar pelos nossos direitos. Concordo totalmente com vc temos mesmo que ir atrás, o problema da maioria, às vezes, é não ter informações.

Beijos!

Ana Maria ( Jeito de Casa ) 29 de abril de 2009 às 13:49  

Oi Nilda

Esses problemas de consumidores são uma falta de respeito mesmo!!!
E pode acontecer com qualquer um a qualquer hora...
Sobre os selinhos todo mundo adora ganhar...mas tem selinhos que pedem pra mandar para outros oito ou dez blogs e daí todo mundo´ja´tem. Sem falar que vc fica respondendo e ninguém posta nenhum comentário depois...kkk
Gostaria que meu blog tivesse mais comentários mas ainda sou nova nessa área. já notei que as pessoas gostam mais das postagens tipo minha casa ou eu que fiz do que fotos selecionadas...

bjus
ana maria
jeito de casa

Lets 29 de abril de 2009 às 14:11  

Menina, o assunto é triste, mas fico tão encantada com o apoio e solidariedade entre nós! Que bonito isso!
Ótima semana pra vc!
Bjokas
Lets

*~* Coisas da Bruxinha *~* 29 de abril de 2009 às 14:52  

Nilda , o problema da Yvone com certeza é serio e uma vergonha enfrentada por todos os brasileiros que precisam desse tipo de serviço, sempre temos que nos esgotar de paciencia a esperar soluções. Quem não passou por isso uma vez na vida , em menores ou maiores proporções? Não vou nem comentar os meus , rsssss .
Só de ouvir os seus com 3G já fiquei pensando tb tenho, só que é da Claro que é tudo farinha do mesmo saco, não sabendo qual é a pior . Já quanto aos blogs , vc viu que comecei a postar coisas diferentes do que só minhas plantas ?é pq vi que só as minhas lindas suculentas não davam tanto ibope rssssss, ai o jeito pra ter a visita das amigas que aprendi a gostar foi mostar outras coisinhas, minha casa por ex, que não tem muito a ser admirado, mas como não sou muito de pesquisar na net coisas pra postar e pq canso de encontrar blogs com varias coisas iguais , prefiro ainda continuar na minha linha de coisas minhas , uma ou outra vez coloco alguma coisa que achei muito bonita relacionada com algo que tenho ou fiz. Não sou arteira , não pq não goste , adoraria , mas saio de casa as oito da manha e só retorno as sete ,sem tempo pra fazer muita coisa e cuidar das plantas já é meu programa de domingo. Ah trabalho aos sabados tb .
Os comentários, não sei te explicar tb pq algumas tem mais outras menos, acho que é carisma de blogueira , heheheh, eu já tive nada ou quase nada de comentarios ,então não vou reclamar dos meus hehehheheh.
Espero que a Margaret volte atras na sua decisão, pq sinto a falta dela, como uma amiga mesmo, fiquei muito triste , e me senti culpada por não ter correspondido as expectativas dela ao post .
Vou torcer pra que tudo volte ao normal na Yvone o mais rapido possivel . bjs leila

Ruby Fernandes 29 de abril de 2009 às 15:52  

amiga, você arrasou no post! Que texto bem escrito, você é jornalista? Obrigada por ter me citado, as vezes eu acho incrível meu blog ter se tornado tão popular em pouco tempo. Estava questionando isso com maridoco e sabe o que ele me disse? Quando fazemos o que gostamos, colocamos nosso coração e isso faz toda a diferença. Bjokas flor.

Unknown 29 de abril de 2009 às 16:00  

Oi Nilda, também estou acompanhando o problema da Yvone e havia dito a ela justamente para procurar o PROCON, não deixar por menos. Fiquei muito triste com a decisão da Margaret e mais ainda porque ela se decepcionou com os blogs. Espero que tudo se resolva para as duas. No nosso pais, consumidor é muito mal tratado, mas porque a maioria (não todos obviamente, mas a maioria) dos brasileiros não sabe dos seus direitos, da força que tem. Querida, obrigada pelo elogio a reforminha do armário, eu também acho que meu marido se daria muito bem no ramo de reformas, mas é preciso um certo capital para começar, eu acho, e estamos lisos. Mas pensamos na possibilidade com carinho e interesse. Meu marido queria até vender meu armário, para começar o negócio. Mas me apaixonei pelo armário, e não quero vender. E acho que precisaremos de um investimento bem maior. O trabalho naquele armário foi totalmente artesanal, tudo feito a mão. Vamos ver se conseguimos fazer alguma coisa neste ramo. Obrigada pelas visitas constantes no meu bloguinho. E não sabia que eu estava sendo tão popular, he he. Espero que eu seja tão simpática quanto a Ruby. Beijos

Anônimo,  29 de abril de 2009 às 16:16  

Oi meninas!
Nossa hein que Novela!
O pior é que pagamos para viver reclamando, o descaso é tamanho que temos que mostrar, provar que estamos certos.
So vão darnos respeito qd todos nós tomarmos consciencia de brigarmos na justiça por nossos direitos na instancia que for. Qd assinava a Net, vivia brigando com eles, era a internet q vivia caindo, a tv que ficava fora do ar...AFFF!!! Fui ao procon, pq pagava o mes inteiro as vezes ficava sem internet 2,3, 5 dias, Protocolei ação e foi feito um "acordo" de melhoria de sinal, bla, bla, bla... depois de 1 ou 2 meses acabei cancelando.

Qt aos comentario, visito varios blogs,(recebo as atualizações por feed), vc, a Bruxinha, a Ana.
Apesar de ver o carinho que postam, o tempo, o desabafo, a alegria, os problemas de saude, algumas com falta de $, outras problemas na fam, outras mostrando sua intimidade, seus entes queridos, seus cantinhos preferidos em casa, dificilmente comento pois apesar de ver isso tudo, não faço parte da intimidade de vcs, fico sem jeito de comentar, sinto-me uma entrona...hihihi...
Hj tenho gravadas 2965 postagens de vcs, algumas que chamaram atenção por isso ou aquilo, coisinhas, imagens, plantinhas, antes/depois que usarei de inspiração, quando meu "puxadinho" ficar pronto.
Portanto minhas lindas, assim como eu creio que tem varias pessoas que visitam vcs, as admiram, mas ficam quietinhas.
Lembre-se sempre que aqui atras da tela, tem alguem torcendo por vcs, que vcs tenham mais e mais inspiração, pois para tudo nessa vida precisamos de inspiração e sabedoria... ate mesmo prum desabafo...
Bju no coração de vcs...
Mag
magkur@yhaoo.com.br
Bju no coração de vcs!

Anônimo,  29 de abril de 2009 às 17:29  

Oi Nilda,
sabe de outra pessoa muito especial na blogosfera: VOCÊ!
Que sempre nos incentiva com carinho especial.
Obrigada e bjs.

fátima 30 de abril de 2009 às 11:48  

com relação aos comentários, é interessante ver que tantas pessoas nos visitam e tão poucas comentam, né?
aí pensamos: será que não gostaram do viram/leram? mas aí, no dia seguinte, as visitas continuam e, então, a gente fica realmente sem saber a razão do silêncio...

bj

Lúcia 1 de maio de 2009 às 10:14  

Olha, já passei por vários problemas parecidos e meu caso com a vivo até hoje não foi resolvido, nem acionando o procon. Um verdadeiro inferno.
Comentando sobre blogagem, no começo também me importava mto com os comentários, mas o mais legal são as amizades que fazemos, não importa receber comentários desinteressados só para somar números. Outro blog famoso é o da LuBrasil e não é de moda, nem de decoração ou coisa parecida, é sobre ela, sua vida. Seu jeito de ser conquistou muitas seguidoras fiéis e acho que o caminho é por aí mesmo. Bjins e sucesso!

Ps: Saudades das suas receitas!

Postar um comentário

É tão bom compartilhar com vocês o que faço neste blog, gostaria de saber a opinião de todos sobre o que lêem e do que gostam. Comente!
Para falar comigo, você também pode mandar e-mail: mileumacoisasdanilda@bol.com.br

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Grupo Blogueiras Unidas no Facebook

Grupo Blogueiras Unidas no Facebook
Eu faço parte
'Create

Conheça o Blog do Gatil Luz Violeta

Conheça o Blog do Gatil Luz Violeta
Clique na foto

M O T I V A Ç Ã O

Sou eu



Fernanda Reali