Caldo Verde à moda da Nilda

>> terça-feira, 31 de março de 2009


A receita que eu escolhi hoje é uma homenagem a nossas amigas do além mar.
Como está chegando, aqui no hemisfério sul, o inverno e eu adoro aquecer o estômago com algo quentinho quando chego em casa, aí vai um caldo saboroso e muito rico: Caldo Verde à moda da Nilda.



Ingredientes:

Caldo:

1 batata baroa (mandioquinha) pequena;
2 batatas inglesas pequenas;
1 cebola pequena;
1/2 linguiça tipo calabreza grossa,
1 colher de sopa de bacon defumado bem picado;
2 folhas grandes de couve manteiga,
3 dentes de alho amassados;
3 colheres de sopa de azeite;
sal a gosto.

Acompanhamento:

1 pão adormecido;
1 tomate;
1 dente de alho grande e inteiro;
queijo parmesão ralado grosso;
azeite para regar;
folhas de manjericão e orégano fresco.

Modo de fazer:

Caldo:

Cozinhe as batatas e a cebola em pouca água na panela de pressão. Numa outra panela coloque o azeite para esquentar e frite bem o bacon, acrescente o alho e deixa fritar. Corte a calabreza em rodelas e frite levemente na mistura de bacon e alho.
No liquidificador coloque as batatas e a cebola, com o caldo do cozimento e bata bem, se for necesário acrescente mais água.
Coloque os ingredientes batidos na panela com os ingredientes refogados e mexa bem. Deixe ferver um pouco, prove o sal e acerte, se for o caso.
Corte a couve em pedaços pequenos com as mãos e acrescente ao caldo em fervura, mexa, tampe a panela, desligue o fogo e espere 10 min.

Torrada para acompanhar:

Corte o pão em rodelas grossas. Corte o tomate e o alho ao meio. Esfregue o tomate e o alho nas rodelas de pão. Deite as rodelas de pão numa assadeira, regue com um pingo ou dois de azeite, coloque uma folha de manjericão, um pouco de orégano, cubra com o queijo parmessão ralado e leve ao forno.

Modo de servir:

Como sugestão, você pode colocar no fundo do prato uma colher generosa de azeite, uma torrada e colocar o caldo ainda quente em cima e bom apetite
.

Dicas:

(1) Se preferir, use pão tipo italiano para fazer as torradas e acompanhe com ervas de sua preferência, mas não abra mão do manjericão.
(2) O orégano fresco pode ser substituído por orégano seco.
(3) Não cozinhe muito a couve, para que ela não perca o tom verde escuro.
(4) Gente, esse caldo sem a torrada não é a mesma coisa, então, não deixe de fazê-la.

11 responderam:

*~* Coisas da Bruxinha *~* 31 de março de 2009 às 10:10  

Hummmmmmmmmm, no frio deve ser uma delicia, vou lembrar dessa receitinha quando o calor for embora de vez , ufaaaaaaaaa , não aguento mais ele, bjs Leila

Nanda Albuquerque 31 de março de 2009 às 11:01  

Niilda,
Isso é maldade amiga, estou no trabalho e vc me aparece com essa receita pra me deixar com água na boca, huumm!! Já copiei e qdo fizer te digo se deu certo, viu?
bêê tóó

Ruby Fernandes 31 de março de 2009 às 12:47  

Nilda querida! Já faz tempo que maridoco tá com vontade de comer caldo verde! A receita veio em boa hora, obrigada. Bjokas.

*Wlady 31 de março de 2009 às 14:12  

Hummmm que delícia! O tempinho aqui na minha cidade já está mudando, mais uns dias e acho que a hora da sopa, do caldo, vai começar! Já copiei a receita!
bjk

Atelier do Crochê 31 de março de 2009 às 14:16  

Hummmm... fiquei c água na boca!
Adoro caldos e sopas, mas com os 30 e poucos graus q tem feito por aqui vai ter q esperar mais um pouquinho.... Amei a dica das torradas... Faço muito torradinhas, mas nunca pensei em encrementar tanto assim... deve ficar ótima... Amanhã mesmo estou fazendo!
Bjos

Janice 31 de março de 2009 às 16:38  

Huuuummmm...que delícia...
Beijo:)

CANTO EN FLOR 31 de março de 2009 às 17:53  

Muy agradecida por tus atenciones, ahora podré leer mejor tus ricas recetas, espero un día compartir las propias contigo, y te prometo preparar el caldo en verde,
Un abrazo!

Ypsilon Yvone 31 de março de 2009 às 17:56  

Adorei a dica de colocar uma (mandioquinha-batata baroa) uma hora dessas vou experimentar. Eu amo sopas! Se tivesse que escolher um tipo de comida para sempre...seria as sopas.
Adorei.
Vou fazer campanha que nem a Talma, vai lá na margart ler minha historinha tambem espero que vc. goste.
Bjks

Marisa 31 de março de 2009 às 18:59  

Hum....
Você não é fácil!
Cada delícia.....
Beijos

Vivian 31 de março de 2009 às 21:09  

eu tbem adoro caldos e sopas. Aqui em casa tem quase que diariamente no inverno

bjks

Kyria 31 de março de 2009 às 22:26  

A esta hora da noite, estou com fome deste caldinho. Bjs

Postar um comentário

É tão bom compartilhar com vocês o que faço neste blog, gostaria de saber a opinião de todos sobre o que lêem e do que gostam. Comente!
Para falar comigo, você também pode mandar e-mail: mileumacoisasdanilda@bol.com.br

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Grupo Blogueiras Unidas no Facebook

Grupo Blogueiras Unidas no Facebook
Eu faço parte
'Create

Conheça o Blog do Gatil Luz Violeta

Conheça o Blog do Gatil Luz Violeta
Clique na foto

M O T I V A Ç Ã O

Sou eu



Fernanda Reali