Empadão de Frango

>> segunda-feira, 30 de março de 2009

Iniciando a semana de culinária, vou colocar uma receita já testada por mim de empadão de frango , retirado do site Tudo Gostoso, um achado no que diz respeito a receitas rápidas e práticas quando não se sabe o que fazer para aquela refeição especial ou não.

O empadão quentinho, saindo do forno:




Minha amiga Junara, carioquíssima, cortando a delícia do almoço de domingo:





Um close dele já cortada a primeira fatia:




O prato de alguém que só queria comer empadão, mas teve que se contentar em comer um arroz branco bem quentinho e uma salada de feijão verde, mas declinou da salada de folhas com molho de mel e mostarda:


Olha aí o empadão cinco minutos depois:


Agora, a tão esperada receita, rápida, fácil e prática:
Massa:
1/2 kg de farinha de trigo
200 g de margarina
150 g de gordura vegetal
2 gemas
1 xícara de café de água
Sal
1 gema para pincelar
Recheio:
2 peitos de frango já cozidos e desfiados
1 cebola picada
2 dentes de alho amassados
1 tomate sem pele e sem semente em cubos
Salsa e cebolinha picadas
1 colher de sopa de farinha de trigo dissolvida em um pouquinho de leite
Sal e pimenta a gosto
Requeijão culinário em lascas.
Modo de fazer:
Massa:
Misturar a farinha com as gorduras e fazer uma farofa com as mãos
Acrescente as gemas e a água, misturando mais, sem trabalhar muito a massa
Ela não fica homogênea, fica quebradiça (isso faz com que fique crocante)
Deixe descansar por meia hora.
Recheio:
Refogue em um pouco de manteiga o alho e a cebola
Depois acrescente o frango desfiado e o tomate em cubos
Refogue mais um pouco
Acrescente a farinha dissolvida no leite (1/2 xícara de chá) e mexa até ficar tudo ligado
Junte o salsa e cebolinha, sal e pimenta
Reserve e deixe esfriar
Montagem:
Abra metade da massa em uma fôrma - de preferência com fundo removível - nos fundos e nas laterais com as mãos, abrindo o mais que puder
Recheie a massa e distribua por cima do recheio lascas do requeijão
Abra a outra metade da massa com um rolo sobre um pedaço de filme plástico e disponha por cima do recheio, fechando o empadão nas laterais
Pincele por cima a massa com uma gema e leve ao forno pré-aquecido até dourar bem
Desenforme ou sirva na própria forma imediatamente
Fica parecendo uma massa folhada, crocante


Bom apetite!!!

16 responderam:

Edy 30 de março de 2009 às 10:45  

Nossa pelo jeito ficou muito bom mesmo...a assadeira ficou vazia!!!
Bjos

*Wlady 30 de março de 2009 às 11:24  

Teve ter ficado bom!!!!
Não sobrou nem um pedacinho pra mim, snif! Já copiei a receita!bjk

Mary 30 de março de 2009 às 11:52  

Olá,

Esse empadao está com um aspecto delicioso. ahhh, obrigado pela visita ao meu blog ainda bem que gostou.


bjs

Sutana 30 de março de 2009 às 12:12  

Que delicia!!! essa vou anotar e fazer muito em breve.
Obrigada por não ficar chateadinha comigo....pena não poder fazer campanha pra todas amigas....mas vou fazer um post com o passo-a-passo assim todas podem ter uma luminária....bjus

*~* Coisas da Bruxinha *~* 30 de março de 2009 às 14:57  

Ozenilda, que delicia , meu marido adora empadão, vou fazer pra ele, e dar os creditos pra vc é claro !
bjs Leila

Unknown 30 de março de 2009 às 15:48  

Hum, eu adoro empadão de frango!! Esse deve ter ficado delicioso! Vou anotar a receita! Beijos

Ruby Fernandes 30 de março de 2009 às 16:40  

Já anotei a receita, me deu uma fome agora!!! Bjokas querida.

Donna Fernanda 30 de março de 2009 às 17:11  

Noossaaa!
Deu água na boca!
Beijão!

CANTO EN FLOR 30 de março de 2009 às 18:57  

Qué ricura! Además de que el lenguaje de la buena cocina y comida yo creo es universal...muy feliz y agradecida con tu visita, te dejo un saludo y me llevo el aroma de tu cocina!

Kyria 30 de março de 2009 às 22:12  

Delícia de empadão hem? Imagino com um cafezinho bem cheiroso, hum! Obrigada pela visita. Bjs

QUERO SER ORGANIZADA 30 de março de 2009 às 23:41  

Oi!!!
Adoreeei as dicas que vc me deu!
E não é que aqui em casa eu faço "coleta seletiva" e hoje tenho umas 15 garrafas prontinhas para serem levadas ao pão de Açucar!? Elas IRIAM pra lá SE vc não tivesse me dado essa idéia! hahahhahaha
Vou tentar fazer AMANHÃ, se eu conseguir... volto aqui pra te dizer! :D

Beijoos

Isabela Kastrup 30 de março de 2009 às 23:50  

Oi, querida, nossa fiquei com água na boca, adoooro!!
Bjs

CANTO EN FLOR 30 de março de 2009 às 23:58  

Aunque casi, casi me llevo un poco de tu comida, me encantaría saber más de tus recetas así que me encantaría que tuviera un traductor tu página, claro si tú lo deseas añadir.
No pedí permiso , pero me apunté entre tus seguidores, desde hoy. Muchas gracias!

Márcia 2 de abril de 2009 às 12:27  

Ai Jesusss....entrei aqui bem na hora do almoço !!!!!!!! Que fome !!!! Lindos os pratos e deve estar uma delícia !!! Obrigada pelo carinho viu Nilda. Agora vou voltar a ativa nos blogs.
beijim

Lúcia 6 de abril de 2009 às 08:43  
Este comentário foi removido pelo autor.
Ana 14 de abril de 2009 às 20:36  

Nossa!
Este blog é realmente uma delícia.
Bjs, Ana
http://utilnecessario.blogspot.com/

Postar um comentário

É tão bom compartilhar com vocês o que faço neste blog, gostaria de saber a opinião de todos sobre o que lêem e do que gostam. Comente!
Para falar comigo, você também pode mandar e-mail: mileumacoisasdanilda@bol.com.br

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Grupo Blogueiras Unidas no Facebook

Grupo Blogueiras Unidas no Facebook
Eu faço parte
'Create

Conheça o Blog do Gatil Luz Violeta

Conheça o Blog do Gatil Luz Violeta
Clique na foto

M O T I V A Ç Ã O

Sou eu



Fernanda Reali