Berinjela saborosa

>> terça-feira, 17 de março de 2009



Vou ser muito sincera com vocês: ADORO BERINJELA!!!

Em casa sempre tenho um antepasto na geladeria e gosto de fazer a lazanha também.

Então, para dividir essa paixão com vocês, vou passar a receita do antepasto. Sei que cada um faz de um jeito e sempre fica gostoso, mas essa receita me chama atenção pela cor que o prato fica, testem e me digam.

Ingredientes:

3 berinjelas grandes

3 dentes de alho amassados (sem sal)

azeitona preta de acordo com o seu paladar,

50 g de uva passa sem caroço (branca ou escura)

temperos frescos de sua preferência (manjericão, cebola, pimentão de duas cores etc),

azeite suficiente para cobrir a berinjela,

sal.

Modo de fazer:

Corte a berinjela em cubinhos e vá colocando numa peneira as camadas intercalando com sal e deixe escorrer por pelo menos 6 horas (pode deixar a noite toda).

Coloque a berinjela e todos os temperos (cortados mais os menos do tamanho dos cubos de berinjela) numa assadeira e leve ao forno aquecido a 100º por pelo menos uma hora ou até que todos os ingredientes tenham murchado.

Coloque a berinjela assada numa vazilha de vidro, misture o alho cru e amassado, a azeitona preta picada e a uva passa misturando bem.

Cubra com azeite e coloque na geladeira.

DICAS:

1) prove o sal do antepasto depois dele ficar por pelo menos duas horas na geladeira, se precisar coloque mais sal.

2) você também pode por um pouco de orégano fresco ou alecrim no azeite antes de colocá-lo no antepasto, deixe curtir por pelo menos 10 dias em local fresco e abrigado da luz.

3) quanto mais tempo o antepasto ficar na geladeira, mais saboroso ele fica, então prepare-o com pelo menos 3 dias de antecedência, quando for servir em reuniões.

4) guarde o antepasto num vidro esterelizado e bem tampado na geladeira para garantir sua integridade.

10 responderam:

Fernanda Barata 17 de março de 2009 às 08:56  

Adorei a receita,a nova cara do blog tbm. Passa no meu blog que tem selinho pra vc bjkas....

Unknown 17 de março de 2009 às 09:36  

Adoro berinjela também.
Pena que os pais não andam passando este sabor para seus filhos...
Aqui em casa os meus adoram. Mas os amiguinhos... acham que é coisa de outro mundo!
Beijo

Ruby Fernandes 17 de março de 2009 às 11:47  

Nilda! o bloguito tá lindo, parabéns. Fiquei com vontade de comer o antepasto, só que aqui em casa não dá para fazer, ninguém gosta :(
Ainda bem que tem para comprar no Pão Italiano, as vezes compro um pouquinho só para mim. bjokas querida.

*Wlady 17 de março de 2009 às 13:59  

Oi Nilda!
Passo sempre por aqui porque gosto muito da forma como vc escreve (que deve ser o seu jeitinho)!
Já copiei a receitinha!
bjk

Viviany 17 de março de 2009 às 15:23  

Hum que delícia , a minha receita é bem parecida com essa ...
Bjuss queriida*

lulubeka 17 de março de 2009 às 17:55  

Nilda
Eu sou apaixonada por beringela, aki em casa é paixão nacional, todo mundo gosta.
Essa receita é bem simples e parece ficar bem boa.
Vou tentar.
Bjs.
Tenha uma ótima semana.....

Talma 17 de março de 2009 às 18:21  

Ah, também adoro esse antepasto. Delícia!!
Beijocas, flor!

. 17 de março de 2009 às 19:28  

MEU MARIDO AMA BERINJELA! ANOTADISSIMA A RECEITA! BJOS

Eliene Vila Nova 17 de março de 2009 às 21:49  

olá,menina pensei que tivesse entrado no blog errado,rsrsrs
ficou muito bom e vou esperar as fotos da feira e dos trabalhos da sua sobrinha,pois afinal é uma felicidade imensa saber que sirvo de inspiração, isso me deixa tão feliz.
desejo uma ótima quarta-feira,beijos

Ypsilon Yvone 20 de março de 2009 às 00:00  

Eu adoro beringela! Essa vou experimentar!

Postar um comentário

É tão bom compartilhar com vocês o que faço neste blog, gostaria de saber a opinião de todos sobre o que lêem e do que gostam. Comente!
Para falar comigo, você também pode mandar e-mail: mileumacoisasdanilda@bol.com.br

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Grupo Blogueiras Unidas no Facebook

Grupo Blogueiras Unidas no Facebook
Eu faço parte
'Create

Conheça o Blog do Gatil Luz Violeta

Conheça o Blog do Gatil Luz Violeta
Clique na foto

M O T I V A Ç Ã O

Sou eu



Fernanda Reali