Verdadeiro ou falso?

>> terça-feira, 3 de fevereiro de 2009

Carlos Drumond de Andrade escreveu a seguinte frase: "A dor é obrigatória, mas o sofrimento é opcional". Verdadeiro ou falso? A resposta depende de quem você é.

Existem situações na vida que transformam essa afirmação na mais falsa de todas, por exemplo, quando a pessoa é portadora do TBAH.
O Transtorno Bipolar Afetivo de Humor, um disturbio psiquiátrico crônico, em suas fases agudas (euforia e depressão) pode levar o portador ao suicído. E acreditem, o sofrimento aqui não é opcional, mas sim imposto pela condição bioquímica do cérebo, simples assim.
Para melhor informar os leitores deste blog, vou postar uma série de textos retirados do site Psicosite, do Dr Rodrigo Marot, que podem ajudar a entender a doença e identificar sua presença em alguém que você conheça. É claro que o diagnóstico só pode ser feito por um psiquiatra experiente no assunto, mas vale a pena observar e tomar providências quando se percebe indícios da doença.
O QUE É?
O transtorno afetivo bipolar era denominado até bem pouco tempo de psicose maníaco-depressiva. Esse nome foi abandonado principalmente porque este transtorno não apresenta necessariamente sintomas psicóticos, na verdade, na maioria das vezes esses sintomas não aparecem. Os transtornos afetivos não estão com sua classificação terminada. Provavelmente nos próximos anos surgirão novos subtipos de transtornos afetivos, melhorando a precisão dos diagnósticos. Por enquanto basta-nos compreender o que vem a ser o transtorno bipolar. Com a mudança de nome esse transtorno deixou de ser considerado uma perturbação psicótica para ser considerado uma perturbação afetiva.A alternância de estados depressivos com maníacos é a tônica dessa patologia. Muitas vezes o diagnóstico correto só será feito depois de muitos anos. Uma pessoa que tenha uma fase depressiva, receba o diagnóstico de depressão e dez anos depois apresente um episódio maníaco tem na verdade o transtorno bipolar, mas até que a mania surgisse não era possível conhecer diagnóstico verdadeiro. O termo mania é popularmente entendido como tendência a fazer várias vezes a mesma coisa. Mania em psiquiatria significa um estado exaltado de humor que será descrito mais detalhadamente adiante.A depressão do transtorno bipolar é igual a depressão recorrente que só se apresenta como depressão, mas uma pessoa deprimida do transtorno bipolar não recebe o mesmo tratamento do paciente bipolar.
CARACTERÍSTICAS
O início desse transtorno geralmente se dá em torno dos 20 a 30 anos de idade, mas pode começar mesmo após os 70 anos. O início pode ser tanto pela fase depressiva como pela fase maníaca, iniciando gradualmente ao longo de semanas, meses ou abruptamente em poucos dias, já com sintomas psicóticos o que muitas vezes confunde com síndromes psicóticas. Além dos quadros depressivos e maníacos, há também os quadros mistos (sintomas depressivos simultâneos aos maníacos) o que muitas vezes confunde os médicos retardando o diagnóstico da fase em atividade.
TIPOS
Aceita-se a divisão do transtorno afetivo bipolar em dois tipos: o tipo I e o tipo II. O tipo I é a forma clássica em que o paciente apresenta os episódios de mania alternados com os depressivos. As fases maníacas não precisam necessariamente ser seguidas por fases depressivas, nem as depressivas por maníacas. Na prática observa-se muito mais uma tendência dos pacientes a fazerem várias crises de um tipo e poucas do outro, há pacientes bipolares que nunca fizeram fases depressivas e há deprimidos que só tiveram uma fase maníaca enquanto as depressivas foram numerosas. O tipo II caracteriza-se por não apresentar episódios de mania, mas de hipomania com depressão.Outros tipos foram propostos por Akiskal, mas não ganharam ampla aceitação pela comunidade psiquiátrica. Akiskal enumerou seis tipos de distúrbios bipolares.
P.S: Não se esqueçam de participar do meme, basta completar a frase nos posts logo abaixo e concorrer a um livro Sebastiana quebra galho da mulher independente, o prazo é até dia 6 de favereiro. Boa sorte.

2 responderam:

sylvanamarques 5 de fevereiro de 2009 às 06:48  

Querida adorei sua iniciativa e eu trabalhei ja com medicamentos para o TAB ( transtorno afetivo Bipolar ) que antes era conhecido como DOC, um nomezinho que o conselho de medicina resolveu mudar pq era grotesco... (DOC - Disturbio Obessessivo compulsivo), bem é um patologia séria e que tem tratamento porém muitas vzs as pessoas deixam de cuida-lo ate mesmo por falta de orientação médica,pois muitos médicos ainda tem a dificuldade de diagnosticar o paciente com TAB, e existe ainda um grande preconceito em relaçao a patologia, o bom é que atualmente no mercado existem drogas maravilhosas, que melhoram significativamente a qualidade de vida do paciente, fazendo com que este possa viver normalmente sem os transtornos das fases de alternancia da patologia entre mania (obsessão) e depressão...O numero de portadores é altissimo e quanto mais cedo diagnosticada, mais cedo o paciente retoma a uma vida cotidiana mais saudavel...Beijocas e parabens!!!!!!!!!!!

Unknown 5 de fevereiro de 2009 às 21:16  

Bom, o que quase nenhum brasileiro sabe (por nao sofrer disso) eh sobre o Transtorno Afetivo Sazonal, TAS. Eh uma depressao causada pela falta da luz solar que eh comum em paises de clima frio onde as noites de inverno sao logas e escuras. Os sitomas sao os classicos de depressao, entretanto, nao ha tratamentos alopaticos com efeitos compravados. O tratamento indicado eh a fototerapia, em que o paciente adquire uma luz branca especial (Bright Light Therapy, ou Terapia da Luz Brilhante) e, durante 2 horas por dia se submete a ela em uma distancia de aproximadamente 45 cm. Isso pode ser feito enquanto toma-se o cafeh da manha, enquanto verifica as mensagens na internet ... enfim, essa terapia pode ser dividada em sessoes de 30 minutos cada e os resultados devem aparecer em aproximadamente 2 semanas. Pesquisas mostram que precisamos de uma certa quantidade de luminosidade para o perfeito funcionamento do cerebro. Essa luminosidade eh processada pela retina que leva seus efeitos a uma glandula chamada pineal que fica na regiao entre nossos olhos. Uma vez que cerebro recebe a quantidade necessaria de luz diaria, os efeitos depressivos desaparecem. Recomenda-se a pratica de exercicios para liberacao da endorfina, o que minimiza os sintomas da depressao. Uma vez diagnosticado o quadro e feito o tratamento, pronto. O dificil eh quando esse quadro de TAS nao eh diagnosticado e o psiquiatra submete o paciente a fortes medicamentos anti-depressivos, que pode incluir uma serie de efeitos colaterais sem nenhum resultado. Vivendo e aprendendo :-)

Postar um comentário

É tão bom compartilhar com vocês o que faço neste blog, gostaria de saber a opinião de todos sobre o que lêem e do que gostam. Comente!
Para falar comigo, você também pode mandar e-mail: mileumacoisasdanilda@bol.com.br

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Grupo Blogueiras Unidas no Facebook

Grupo Blogueiras Unidas no Facebook
Eu faço parte
'Create

Conheça o Blog do Gatil Luz Violeta

Conheça o Blog do Gatil Luz Violeta
Clique na foto

M O T I V A Ç Ã O

Sou eu



Fernanda Reali