Papel de plástico, porque produtos assim devem fazer parte da nossa vida

>> sábado, 14 de fevereiro de 2009


Esses dias estava assistindo o Jornal Nacional (coisa rara!!!) e vi uma reportagem que me empolgou. E olha que me empolgar com algo que falam num telejornal tá difícil dada a natureza das notícias. Mas vamos ao que interessa: a boa notícia.

Já ouviu falar em papel de plástico? Pois é, isso existe e é um grande achado para a natureza, que precisamos proteger, feita por cientistas brasileiros.

A técnica desenvolvida utiliza garrafas pet (um dos maiores problemas ambientais) para fazer papel, dá pra acreditar? O texto abaixo, da jornalista Helen Sacconi, conta os detalhes dessa descoberta. Leia e entenda.


Cientistas brasileiros conseguiram criar o que pode ser um grande passo para resolver um problema ambiental gigantesco. Veja na reportagem de Helen Sacconi.

Uma folha de papel é resultado de um estudo que durou seis anos, realizado por pesquisadores da Universidade Federal de São Carlos. É o chamado papel sintético, que usa o plástico como matéria-prima, em vez da celulose.

A fabricação consome menos água e menos energia do que a do papel tradicional e praticamente qualquer embalagem plástica, jogada no lixo, pode ser aproveitada. O plástico é triturado e misturado a uma série de substâncias e vai para uma máquina, onde é submetido a altas temperaturas.

Depois de derretido, é resfriado e novamente picotado. O processo termina em outro equipamento, que funde os grãos para produzir o papel sintético, que tem outras vantagens.

"É resistente à água, resistente a intempéries em geral, ventos, raios ultravioleta”, afirmou o pesquisador Cristiano de Santi.

A ideia já foi testada em larga escala e patenteada. "Ele pode ser aplicado em outdoors, manuais, cartilhas, rótulos, etiquetas, livros", disse a coordenadora da pesquisa Sati Manrich.

Os pesquisadores aguardam o interesse da indústria para que a novidade chegue ao consumidor. Mas essa pequena amostra foi levada a uma papelaria. "É bom para escrever, eu acho que vale a pena", disse uma mulher.

Oitocentos e cinquenta quilos de plástico reciclado são necessários para produzir uma tonelada de papel sintético e, segundo os pesquisadores, a cada tonelada produzida, pelo menos 30 árvores deixam de ser cortadas.

Os estudos revelam que, se fosse aplicada em sala de aula, a novidade poderia aumentar a vida útil de livros e de cadernos. "É essa a questão, a reposição do material, a reconstrução, unir o que é dá para reutilizar", disse a professora Alessandra Lopes da Fonseca.

Uma família, que compra livros usados para diminuir as despesas, gostou da ideia. "Acho que a durabilidade, a economia vai ser bem maior. Vai ser bem melhor você tirar lixo do meio ambiente do que derrubar árvores", disse a secretária Erika Signini.


Esse é um grande achado, todos concordam, mas abemos que existem outras formas de aproveitar as garrafas pet, como por exemplo, fazer fibras que podem se tornar em tecidos, e que essas descobertas pouco foram usadas pela indústria. Por que será?

Essa é uma pergunta ainda sem resposta. O que se sabe é que a consciência ecológica no nosso país ainda precisa ser encorajada, assim como a reciclagem de lixo, pois o nosso lixo é rico em materiais que podem ser reaproveitados pela indústria.

Como podemos ver as tecnologias existem e novas são desenvolvidas a cada ano que podem melhorar a vida no planeta azul em que vivemos, basta abrirmos os olhos para o que é importante além do consumo encorajado pelo nosso mundo capitalista. Pense nisso.

4 responderam:

Margaretss 15 de fevereiro de 2009 às 02:24  

Oi querida, eu ando meio tantã da cabeça (sendo otimista...rs). Teu nome soa familiar mas nao lembro de ter vindo aqui no teu blog. Se vim e esqueci realmente meu caso é de internamento porque adorei o pouco que vi. Mas vou resolver isso agora te colocando la na minha lista pra ver tudo de pertinho e depois fuçar tudo com mais calma.
Sobre o teu post das mascaras (que dei uma olhadinha rapida) vi seu comentario sobre tirar foto da parede e ficar meio distorcida.
Consultei aqui o Sr. Bi e primeiro ele quis saber que maquina usa (imagina só...rs) mas resumindo voce ta usando uma lente que de perto ela se transforma numa grande angular e por isso ocorre essa distorção. Se a sua maquina tiver a opção de zoom fique longe da parede e aproxime atraves da lente com o zoom que essa distorção some. Espero que tenha entendido.
Sobre a bolsa para note, menina uma coisa que fiz assim do nada ta fazendo sucesso, ate a Yvone publicou, imagina...
Entao muita gente ta me pedindo, entao vou me organizar e fazer algumas, ver um preço bom e vou disponibilizar no blog. Mas te aviso ta?
beijo grande e um bom domingo.

Unknown 15 de fevereiro de 2009 às 10:49  

oi ...
vim agradecer a sua visita e me desculpar de não ter vindo antes, estava viajando e voltei hoje ( domingo) e fui colocar a vida em dia...
mais como disse , venha sempre e com certeza voltarei sempre....assim que colocar as coisas no lugar estarei aqui batendo ponto...rsrsrs..
te espero com as portas abertas ...
bjs

Isabela Kastrup 15 de fevereiro de 2009 às 14:00  

Olha, que ótima notícia! Esse post está incrível, amei saber disso.
Beijos

Nanda Albuquerque 16 de fevereiro de 2009 às 13:07  

Nilda,
Adoorei a notícia!! Eu tenho o maior interesse em saber dos produtos sustentáveis disponíveis no mercado (já tenho a minha eco bag) e sempre que posso compro um. Infelizmente esses produtos são caros e às vezes fica inviável (como no caso de móveis de madeira de reflorestamento, etc). Mas, nesse caso, isso tem que ser divulgado simmm!! Vou fazer um post no meu blóóg e colocar o seu link. É fazendo corrente que a gente põe pra quebrar.
Bêê tóó.
Nanda

Postar um comentário

É tão bom compartilhar com vocês o que faço neste blog, gostaria de saber a opinião de todos sobre o que lêem e do que gostam. Comente!
Para falar comigo, você também pode mandar e-mail: mileumacoisasdanilda@bol.com.br

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Grupo Blogueiras Unidas no Facebook

Grupo Blogueiras Unidas no Facebook
Eu faço parte
'Create

Conheça o Blog do Gatil Luz Violeta

Conheça o Blog do Gatil Luz Violeta
Clique na foto

M O T I V A Ç Ã O

Sou eu



Fernanda Reali