Cebola e batata - um caldo leve

>> terça-feira, 26 de maio de 2009


Não sei se é herança da minha origem nordestina, mas não gosto de comida 'seca', como dizia meu pai - comida tem que ter uma 'graxinha', ou seja, tem que ter molho. Assim, adoro caldos e acho que já deu para as tchucas perceberem, não é mesmo!

E, como o frio esta aí e isso agora é incontestável, então, nada como um bom caldo para aquecer a alma, especialmente quando não se tem um cobertor de orelhas.
Nesse intuito, vou servir mais uma das receitas de caldo da Nilda, espero que vocês aprovem.

CALDO DE CEBOLA COM BATATA

Ingredientes:

2 cebolas grandes
2 batatas médias
3 dentes de alho
ervas de sua preferência
2 folhas de louro
sal
azeite para regar.
linguiça calabreza (ou outra de sua preferência ou bacon picado)

Modo de fazer:

Cozinhe as cebolas, as batatas, o louro e o alho com água suficiente para cobri-los. Quando estiver bem cozido, bata no liquidificador junto com as ervas escolhidas. Frite a linguiça levemente em pouco azite, junte o caldo batido, acerte o sal e deixe ferver por 3 minutos.
Está pronto um delicioso caldo.

Dicas da Nilda:

(1) Eu uso as batatas com a casca, pois assim aumenta a quantidade de fibras do prato, além de melhorar o índice glicêmico, favorecendo a saciedade.

(2) Sirva o caldo com uma quantidade generosa de azeite extra virgem.

(3) Se preferir pode preparar a base do caldo para usá-la depois. Essa mistura fica na geladeira por até 5 dias, se bem acondicionada em pote de vidro esterelizado.

(4) A cebola dá leveza ao caldo além de ser um alimento funcional.

(5) Preparei esse caldo com ervas do meu canteiro: coentro e manjericão, era o que tinha, além de duas folhas de louro.

47 responderam:

Lu 26 de maio de 2009 às 08:47  

Oi querida!!
Adoro seus comentários no blog!
Fico tão feliz!!!
E apesar de não comentar muito, passo por aqui todos os dias!
A receita de hoje parece deliciosa e vou experimentar, é perfeita para o frio que está fazendo aqui na minha terra.
Se vc passar por Curitiba quando estiver indo para Floripa faço questão de te receber e qualquer coisa que precisar estarei às ordens, porque é bem pertinho.
Minha cidade não é tão bonita quanto Florianópolis, mas tem lá seus encantos...
Um beijo enorme para você.
Lu

Natália 26 de maio de 2009 às 09:11  

Olá Nilda!

Nesse friozinho cai bem...tá anotado!

bjokas,Ná

Edy 26 de maio de 2009 às 09:17  

Olá Nilda,
deve ser as origens nordestinas porque eu também adoro comidas com "graxinha" por isso que estou "fofinha".
Esse caldo é uma tentação, vou me prepara para ver se eu encaixo essa receita no meu cardapio um dias desses...bjs EDNA

Nanda Albuquerque 26 de maio de 2009 às 09:52  

Oi Nilda,
garota, eu andava atrás de uma receita simples de creme de cebola, vou experimentar.

bêê tóó

Sutana 26 de maio de 2009 às 10:06  

Que delicia!!! amo sopas, sempre faço...
Não sumi não Nilda, meu micro está tão lento, pra mandar um recadinho dá um trabalhão que tenho que revesar, um recadinho aqui outro ali, mas visitinhas faço sempre....beijosss....Su

Priscila Oliveira 26 de maio de 2009 às 11:12  
Este comentário foi removido pelo autor.
Priscila Oliveira 26 de maio de 2009 às 11:12  
Este comentário foi removido pelo autor.
Janice 26 de maio de 2009 às 11:12  

hum...já deu água na boca..rsrsrs
Beijo:)

Priscila Oliveira 26 de maio de 2009 às 11:12  

hummm, parece uma delícia e para o friozinho deve ser ótimo!!!!
Bjs querida...

jc 26 de maio de 2009 às 11:48  

Olá Nilda,
Esta receita é a mais pedida nas noites quentes de reunião com os amigos aqui em casa...
Só não utilizada as batatas com casca...
A dica está anotadíssima!!!
Bjkas da Jô

Elen 26 de maio de 2009 às 11:49  

Hum... fiquei até com água na boca.
Semana passada fiz um caldo de mandioca com frango desfiado e modéstia a parte ficou muito bom.
Vou anotar essa receita.

Abraços cheirosos

Anônimo,  26 de maio de 2009 às 11:54  

Me deu água na boca, vou fazer.
beijokas
Flor

Fernanda Barata 26 de maio de 2009 às 12:13  

Oi Nilda,acho que vou seguir sua dica,pois estou precisando de um caldinho pra me recuperar desta virose.
Bjkas.....

Débora Fouraux 26 de maio de 2009 às 12:21  

Uhmm! que deliciaaa! com esse friozinho, sempre tem caldinhos aqui em casa tbm! o meu preferido é o de mandioca com carne moída! :D Beijão

Ruby Fernandes 26 de maio de 2009 às 12:42  

Ai que delícia! Já vai para meu caderninho de receitas! Bjokas querida.

Mosana 26 de maio de 2009 às 14:56  

ai que chiquérrimo.. irei anotar e farei em breve!
amei a parte em q vc usou as ervas do seu canteiro!! pessoa fashion!!!
kisses

jc 26 de maio de 2009 às 15:01  

Eu acredito que tenha ficado maravilhoso o seu projeto...
Afinal, somos bem "mulher severino" né????
Acho que o toque de "pessoalidade" tem que ser sempre nosso e ponto final...não dá p/ fugir...
O que admiro são as idéias deles...soluções para todos os seus problemas!!!
kkkkkkkkkkkkk
Bjooooooooo

Cloeh 26 de maio de 2009 às 16:35  

Adoro receitas fáceis!Adoro caldos. Obrigada pela receita.Vou seguir teu blog,ok?

Ana Rivera 26 de maio de 2009 às 16:56  

Oi... também é um prazer tê-la como seguidora. Adorei o seu blog! Seja bem vinda no meu novo cantinho (por enquanto vazio rsrs...). Em breve postarei coisas interessantes!
Bjs

Anônimo,  26 de maio de 2009 às 17:55  

Aijisus!
Não sei o que vai ser de mim no final deste inverno.
Já anotei tb.
Bjs.

Debora 26 de maio de 2009 às 18:08  

Que legal!
Fiquei feliz em saber que um postagem do meu cantinho levantou o astral de alguém!!
Depois eu quero ver a sua make! Manda fotinho q eu publico no blog!

Bjão

Vivian 26 de maio de 2009 às 19:34  

eu sempre fui maior fã de uma sopinha, e mesmo no verão costumamos fazer

bjks

lumiere 26 de maio de 2009 às 21:03  

que linda suas coisinhas... estou sorteando uma maquina de costura no meu blog. Quer participar?

Também tem tecidos importados e outras cositas más...

passa la, ok.

beijos ...
luzbela

SÍLVIA OLIVEIRA 27 de maio de 2009 às 02:01  

SHOW! Aprendo muito aqui! Vou fazer este caldo, depois te conto! Bjs!

Katia Bonfadini 27 de maio de 2009 às 08:49  

Nilda, que delícia, hein???? Adoro uma sopinha nesse tempo friozinho! Já anotei a receita e as dicas! Beijão!

Ypsilon Yvone 27 de maio de 2009 às 09:27  

Ni
Adorei as ervas que vc. adicionou, acho que darão um toque suave no caldo.
Minha avó que era portugesa fazia um caldo verde de "matar". Em breve vou postá-lo para vc. colocar ai na sua listinha tá!
beijokas.

Regiane 27 de maio de 2009 às 10:04  

Oiiee.. ;D
deve ser gostosa esse caldo..
mas como eu sou enjoada.. eu naum gosto uahauhauha
beijããoooo floorr
boa semanaa.. =*

Má Leite 27 de maio de 2009 às 10:10  

Ozenilda, ;) obrigada pela visita!!!
e de cara já me deparo com esta maravilha de receita!!! é hoje q eu coloco em pratica... aki já tá friozinho... chuvoso!!! delicia!!!

;)
Beijos

Donna Fernanda 27 de maio de 2009 às 10:16  

Ficou a dica!
Deve ser ótimo!

Tâm 27 de maio de 2009 às 10:33  

oBRIGADA PELA ICA
MAS CEBOLA E BATATA??
é bom msm tchuca??
tem selinho p vc no meu blog
bjus e ótimo dia

*Wlady 27 de maio de 2009 às 11:39  

Frio e sopa, combinação perfeita!
Delícia hein!
já anotei a receita!
bjk

Ana B 27 de maio de 2009 às 14:17  

Quando os termômetros baixam um grau eu já penso nas sopas e invento com força. Ontem foi uma de cebolas, abóbora e gengibre, com muita cebolinha picada por cima.... e de mandioca com carne seca..... ai meus quilos.
Um abraço

lumiere 27 de maio de 2009 às 14:41  

mandei um email pra voce querida. Muitos beijos... aproveite para participar da nossa troquinha. Faltam 4 meninas para começar.

CANTO EN FLOR 27 de maio de 2009 às 19:24  

He tomado nota de tu receta, gracias amiga,
Besos!

ANA LÚCIA 27 de maio de 2009 às 20:53  

Amiga,
Que sopa gostosa.... Adoro. Sou que nem vc. Gosto de comida com um "caldinho"....
Abçs,
Ana

Márcia 27 de maio de 2009 às 22:37  

Meu marido é igual vc, não gosta de comida seca sem graxinha não !!! Vou tentar fazer esta receita mas sou uma negação completa na cozinha !!!
Beijim

André Gemmer - PAZ 28 de maio de 2009 às 01:30  

Tia Nilda...ai quem fala é o André namorada da Fabricia, coisa boa encontrar você por aqui e saber que você tem um blog tão comentado e visualizaod por todos. Você acaba de ganhar um novo leitor, está muito bom, show! Um Beijão enorme, passa no meu blog também estou sempre postando algo.

André Gemmer.

Luma Rosa 28 de maio de 2009 às 09:51  

Sempre gostei de caldo de cebola mas nunca soube fazer e por isso comprava pronto, de saquinho, sabe? Anotei a receita e mais tarde vou testar.
*Também não gosto de comida seca! Beijus

Lúcia 28 de maio de 2009 às 10:11  

Nossa, maravilhoso, meu marido ama batatas, acho que vou aproveitar o inverno! Bjins

Márcia 28 de maio de 2009 às 10:11  

Nilda nem te conto mas eu faço tudo aquilo no trabalho tb (que meu chefe não me ouça/leia...rs).
Em casa não dá tempo de fazer nada então aproveito pra fazer aqui mesmo. Mas então tira foto pra gente ver este atelier aí né ?!?! rsrsrs
Beijim e obrigada pelo carinho

fátima 28 de maio de 2009 às 18:17  

essa eu não conhecia, vou anotar!
aqui em casa já começou a "temporada de sopas"...rsrs
amo de paixão. é uma comida completa, sem contar que é fácil de fazer e suja pouca louça, né?

bj

*~* Coisas da Bruxinha *~* 28 de maio de 2009 às 20:15  

Oi Nilda , vim retribuir as visitas , esta semana estou toda atrapalhada , primeiro foi o feriado que sai, e depois fazer os post da visita ao cactraio demora bastante , e só hoje consegui voltar a ver os blogs que tanto gosto. Esse caldo deve fiacr uma delicia, e o melhor é queno final nem sentimos gosto de cebola né !
E então gostou do cactário ? Hoje fiz outro post e vou continuar até mostrar tudo d elindo que vi por lá. Nem mostrei ainda como é que voltei de lá, carregadinha, hehheheh vcs nem imaginam. Vou organizar tudo e depois mostro lá no blog. bjs Leila

*~* Coisas da Bruxinha *~* 28 de maio de 2009 às 20:15  

Oi Nilda , vim retribuir as visitas , esta semana estou toda atrapalhada , primeiro foi o feriado que sai, e depois fazer os post da visita ao cactraio demora bastante , e só hoje consegui voltar a ver os blogs que tanto gosto. Esse caldo deve fiacr uma delicia, e o melhor é queno final nem sentimos gosto de cebola né !
E então gostou do cactário ? Hoje fiz outro post e vou continuar até mostrar tudo d elindo que vi por lá. Nem mostrei ainda como é que voltei de lá, carregadinha, hehheheh vcs nem imaginam. Vou organizar tudo e depois mostro lá no blog. bjs Leila

Simone Azevedo 29 de maio de 2009 às 09:37  

Obrigada pelo carinho no meu blog...;)
bjossss

Eliene Vila Nova 29 de maio de 2009 às 23:06  

oi amiga
obrigada pelo carinho
mas voltei e vou te dizer adoro caldos, de tudo quanto é tipo, aind mais com a chuvinha que está caindo aqui na minha cidade, um caldo vai bem.
um final de semana abençoado
beijos

Unknown 12 de fevereiro de 2011 às 19:04  

huuum... faz tempo que procuro essa receita, especificamente essa de batatas e cebolas tomei mt esse caldinho na infância e de vez em quando penso no sabor,agora meu desejo será realizado.
obrigado

Postar um comentário

É tão bom compartilhar com vocês o que faço neste blog, gostaria de saber a opinião de todos sobre o que lêem e do que gostam. Comente!
Para falar comigo, você também pode mandar e-mail: mileumacoisasdanilda@bol.com.br

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Grupo Blogueiras Unidas no Facebook

Grupo Blogueiras Unidas no Facebook
Eu faço parte
'Create

Conheça o Blog do Gatil Luz Violeta

Conheça o Blog do Gatil Luz Violeta
Clique na foto

M O T I V A Ç Ã O

Sou eu



Fernanda Reali