Saudades de casa

>> quarta-feira, 29 de julho de 2009


Tô com saudades! Saudade de casa, saudade da família, saudade da minha cidade... Então resolvi mostrar um pouco dela para vocês.





A Igreja de São Sebastião, antiga Matriz de Planaltina/DF, cidade que completa no dia 19 de agosto, 150 anos.






Olha a fachada dela, bem no estilo das igrejas construídas no final do século 19 em todas as cidades do ciclo do ouro de Goiás.

Ela foi tombada nos anos 80, pelo Patrimônio Histórico.






Dentro da igreja, que é bem pequena, tem esses painéis em pintura naife, um de cada lado da nave.

Esse representa a transfiguração.







Esse representa a fuga de Maria e José, com o menino Jesus, para o Egito. Notem que o pintor fez um caminho no cerrado e não no deserto. À direita da foto podemos perceber uma palmeira de Buriti, planta de área alagada.







Ao fundo, a porta de entrada e sobre ela o elevado para o coral. Eu já cantei aí em cima, quando era criança, com o coral da escola.
Bela lembrança!







O altar, à direita Sebastião, cravado com as flexas que o mataram e à esquerda uma das representações de Maria, mãe de Jesus.

Essa mesa é em madeira bruta, linda e rústica.






O meu objeto preferido, um cravo antigo e precioso (porém mal cuidado, que pena!). Ele não funciona mais. Uma vez ouvi um concerto tocado nesse instrumento. Hoje ele está assim, num canto, sem canto, calado e triste.




Espero que vocês tenham gostado das minhas lembranças de infância.



29 responderam:

Natália 29 de julho de 2009 às 12:27  

Oi Nilda!!!

Como está de férias??? Todo mundo sente falta de casa depois de um tempo....aproveite!

bjossss

Priscila Oliveira 29 de julho de 2009 às 12:47  

Nilda querida é tão bom a terra da gente né? Linda essa igrejinha!!!
Bjs querida...

Talita Dona Perfeitinha 29 de julho de 2009 às 12:57  

E de vez em quando a saudade bate forte mesmo!

Acho tão lindo esse amor que sentimos pela terrinha da gente.

Adorei conhecer um pouco da sua,

Beijo grande,
Talita.

Elen 29 de julho de 2009 às 13:37  

É tão gostoso relembrar.....

e a igreja é realmente um encanto

abraços cheirosos

Sandra Daniela (AA),  29 de julho de 2009 às 17:22  

Linda Igreja! Lindas lembrancas!
bjs,
AA

Mosana 29 de julho de 2009 às 18:26  

ooooooooooooo q lindo lugar!!!!!!!
adorei ver as fotos!!!!

kisses

Eneida Freire 29 de julho de 2009 às 20:35  

Gostei sim!
Essas histórias são maravilhosas!
Beijo!

Débora Fouraux 29 de julho de 2009 às 22:28  

Oi Nildaa! é ruim ficar longe de tudo ne? tbm n gosto nao! adorei as pinturas na igreja! parece ser muito lindo! e é muito bom relembrar as coisas que fizemos na infancia! Beijoss

Anônimo,  29 de julho de 2009 às 22:53  

Oi Nilda,
conheci está igreja quando morava ai.
Saudade não é fácil não amiga!
Bjs querida

Calma que estou com pressa! 29 de julho de 2009 às 23:32  

OH CIDADE BOITINHA! MAS ESTA SAUDADE EU ACHO GOSTOSA! E LI UMA VEZ UMA FRASE - SE VOCE EM SAUDADES É PORQUE VIVEU AQUILO! DIZ TUDO!
BJS

Lu Périco 30 de julho de 2009 às 02:33  

Que beleza estar no lugar que amamos né??? Quer dizer que a senhorita andou batendo perna por aí? Delicia!!!
Um beijão

Ana Maria ( Jeito de Casa ) 30 de julho de 2009 às 09:32  

Oi Nilda
Ontem passei por aqui mas as duas primeiras fotos da igreja não estavem abrindo no meu comp.
Hoje vejo que simples e linda!!!
Até que enfim o segundo dia de sol por aqui...

bjus amiga
ana maria

Mônica 30 de julho de 2009 às 11:56  

Eu gostei da igrejinha de sua cidade. e bem diferente da minha por causa da época de construção.
Mas é tão linda quanto.
Com carinho Monica

Vivian 30 de julho de 2009 às 12:17  

ah, como tenho saudades do tempo que já passou !!! amei ver um pouco do teu passado


bjks

Ruby Fernandes 30 de julho de 2009 às 13:47  

Amiga, que igreja linda! Adoro tudo que traz boas lembraças.
Bjokas flor.

jc 30 de julho de 2009 às 14:53  

Amiguíssima Nilda,
Adorei suas lembranças de infância...e gostei muito tam´bem do comentário lá no post...
Curto e objetivo...
Simples assim!!!rs...
Bjoooooooooookas

Unknown 30 de julho de 2009 às 21:49  

Oi Nilda,
dá saudade mesmo quando ficamos longe da terra da gente. A igrejinha é mesmo linda, que pintura maravilhosa na parede dela. Ah! E o trabalho que fez da blusa e que foi mudando de mão é mesmo linda, parabéns!!!
Beijos!!!

Marcília,  30 de julho de 2009 às 23:01  

Ih tá com saudade do calorzinho daqui eh! Também estamos sentindo sua falta, principalmento o matheus que não esquece a tia Ni dele. Tchau e aproveita o frio e faz uns caldos... Não esquecça de colocar as receitas no blog...rsrs
Marcília

*~* Coisas da Bruxinha *~* 31 de julho de 2009 às 11:03  

Oi Nilda , vim te agradecer o carinho e a preocupação nos dias dificeis. Um beijo e lindo fim de semana.

Ana, A menina que roubava idéias 31 de julho de 2009 às 11:07  

Relembrar faz um bem danado. Não é viver no passado mas sim recordar...

Unknown 31 de julho de 2009 às 13:13  

Oie!
Belas lembranças! A Igrejinha realmente é linda e me traz grandes e inesquecíveis recordações. Realmente é uma pena que as pessoas permitam que peças tão preciosas como esta caiam no esquecimento e acabem desaparecendo graças a ação do tempo.

Mônica 31 de julho de 2009 às 15:00  

Um bom final de semana
Com carinho Monica

Sabrina 31 de julho de 2009 às 16:13  

Oi, querida
andei meio sumida, ms aos poucos eu vou voltando. Nossa, ms quer igreja linda.
Ótimo final de semana para você.
Beijinhos

Edna Fadinha 31 de julho de 2009 às 16:32  

Ainda bem que a cidade onde nasci e morei até 2 anos e meio atrás é aqui do lado.Mas minha infância passei em outra cidade tbm aqui pertinho,amo esses 2 lugares demais.E estou sempre por lá.Saudade as vezes é bom.
Espero que tenha um ótimo FDS!
Bjs

Isabela Kastrup 1 de agosto de 2009 às 12:43  

Querida, fiquei feliz com a sua visitinha. Já andava com saudade da senhora por lá? Cheguei a pensar que estava chateada comigo pq tb ando muito sumida de vários cantinhos. Muita coisa acontecendo, trabalhos, monografia, mudanças, enfim, uma loucura!
Super beijo e boa sorte nesta nova etapa!
Bj Bj Bj

Andréia Sant'Anna 2 de agosto de 2009 às 16:22  

Oi Querida! Quando estamos em nosso lar, queremos viajar... quando viajamos, sentimos saudade de casa. rsrsrs
Linda igreja! Bjks

Ah! Estou pedindo aos meus amigos blogueiros, para que comentem em uma postagem minha (Buxa, Eu!? De Novo!?!?) que fiz neste domingo (02/08/09) sobre uma fadinha de araque, que resolveu abrir um blog agora, e publicar histórinhas fantasiosas me chamando de bruxa. Gostaria muito de contar com sua presença e seu comentário como apoio. Bjks

Kyria 2 de agosto de 2009 às 17:20  

Também adoro a minha casa e morro de saudades quando estou fora. Gosto muito de lembrar da minha infância, bjs

Anna 8 de outubro de 2009 às 13:51  

E tão bom nossa casinha, e lembrar da infância e gostoso.

Postar um comentário

É tão bom compartilhar com vocês o que faço neste blog, gostaria de saber a opinião de todos sobre o que lêem e do que gostam. Comente!
Para falar comigo, você também pode mandar e-mail: mileumacoisasdanilda@bol.com.br

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Grupo Blogueiras Unidas no Facebook

Grupo Blogueiras Unidas no Facebook
Eu faço parte
'Create

Conheça o Blog do Gatil Luz Violeta

Conheça o Blog do Gatil Luz Violeta
Clique na foto

M O T I V A Ç Ã O

Sou eu



Fernanda Reali