Mais um caldinho

>> quarta-feira, 1 de julho de 2009

Êta, que ficar o fim de semana em casa dá sempre pano pra manga.

Cozinhar para uma pessoa, que é você mesma, não é tão ruim, pois não há a possibilidade de errar o cardápio. Não mesmo rsrsrs. Mas falando sério, eu sempre penso com antecedência o que quero comer.


Como moro em condomínio, preciso programar minhas compras, pois não dá para ir à mercearia sempre que quizer algo, como disse antes, minha despensa é restrita. Assim, quando sei que vou precisar cozinhar já imagino o que quero e vou preparando a listinha para as compras. Tudo comprado é hora de cozinhar.


No final de semana passado dois pratos foram especiais, o do post de ontem, aquele macarrãozinho esperto e esse caldo de ervilhas que vou passar a receita agora. Aproveita o frio, experimenta a receita e curte essa gostosura que é tudo de bom.


Creme de Ervilhas


Ingredientes:


1 xícara de ervilha crua ;
5 xícaras de água;
1 batata média com casca;
1 cebola média;
ervas de sua preferência ;
2 dentes de alho;
sal;
azeite extra virgem de boa qualidade;


Modo de fazer: numa panela de pressão coloque todos os ingredientes menos o azeite, cozinhe por aproximadamente 10 min após abrir fervura, depois de cozido, bata tudo no liquidificador até formar um caldo espesso.

Volte o caldo para a panela e deixe ferver até atingir a consistência desejada, se necessário, acrescente água. Antes de desligar o fogo, coloque o azeite e deixe ferver por 1 min. Desligue o fogo e está pronto o melhor caldo de ervilhas que você já tomou.

Não sei se você percebeu, mas todas as minha receitas de caldo são muito simples. Faço a base com batata e cebola, pois isso dá leveza ao prato.

No caso do caldo de ervilha, se ele for feito apenas com esse grão, tende a ficar enjoativo (ou ervilhoso), então a base melhora a textura e o sabor. Uso os grãos secos, comprados em saquinhos ou a ervilha torta comprada na feira, mas o melhor resultado é com o grão seco.
Sempre coloco a batata com casca, bem lavada e partida ao meio.

As ervas são sempre aquelas que tenho frescas no meu canteiro, nesse caldo coloquei: manjericão, cebolinha, coentro e orégano.

Essa foto aí é do início do caldo, para você conferir que vai tudo do jeito que eu falei. Depois de cozido eu uso um mixer para bater e não o liquidificador, apenas porque facilita minha vida.


Então moças, experimentem esse caldo e me digam se gostaram.

23 responderam:

Natália 1 de julho de 2009 às 08:40  

Nesse friozinho uma sopa cai muuuito bem!

bjokas Nilda! Ná

Simone Azevedo 1 de julho de 2009 às 09:10  

Nilda eu amo sopa principalmente se for aquela de fuba com cove amo amo amo, só não sou fã de ervilhas, mas a receita parece muito boa mesmo.

Bjoss

Ana Rivera 1 de julho de 2009 às 09:15  

Hum... que delícia!!!
Tem um selinho no meu blog pra vc!
Bjos

Edy 1 de julho de 2009 às 09:23  

Esses seus caldos me deixa com agua na boca.
bj EDNA

fátima 1 de julho de 2009 às 09:24  

adoro sopa de ervilhas, mas nunca coloquei batatas...

bj

lu 1 de julho de 2009 às 09:33  

Com o frio que está fazendo e a gripe que estou (espero que não seja do porquinho...) nada melhor que um caldo para esquentar o corpicho!!
Beijos
Lu

Elen 1 de julho de 2009 às 09:38  

No dia em q fui pra casa de meu pai em Anapolis-GO, fomos em uma casa de caldos lá....
Fiquei apaixonada...
Tudo muito gostoso!!!

ABraços cheirosos

Priscila Oliveira 1 de julho de 2009 às 10:08  

Huummmm que delícia....
Bjs amiga...

Kyria 1 de julho de 2009 às 10:48  

Uau, adoro caldos eu tô virando um balão!!!Bjs

Eliene Vila Nova 1 de julho de 2009 às 11:30  

oi minha querida
obrigada pela linda mensagem eposso te dizer que também passei por um momento de caos mas que agora está tudo correndo como se deve ser, lógico que caio mas levanto cada vez mais forte, tenha fé sempre.
Deus está contigo e tudo tem o seu tempo
obrigada
beijos

Patricia Papa 1 de julho de 2009 às 11:43  

Vou aproveitar esta dica, e fazer este caldo hoje a noite...


bjus...
obrigada

Claudia 1 de julho de 2009 às 13:57  

Adoro sopas e caldos em geral, mas o de ervilha é mesmo uma delícia!

beijos

*Wlady 1 de julho de 2009 às 14:08  

Oi Nilda!
Caldo quente no frio é muito bom! Adorei as suas dicas para que o caldo fique leve!
bjk

Sandra Daniela (AA),  1 de julho de 2009 às 14:27  

Oi Nilda!
Vou experimentar para aquecer também a alma e espantar a tristeza!
Bjs,
AA.

Unknown 1 de julho de 2009 às 14:40  

Oi Nilda, caldinho com este frio é tudo de bom! Hum! Obrigada pelas suas visitas e pelos comentários sempre tão carinhosos! Adoro! Beijos

*~* Coisas da Bruxinha *~* 1 de julho de 2009 às 15:34  

Nilda, olá tudo bem ? Esse caldo de ervilhas é o preferido de meu marido ele que me ensinou, nós lá em casa não somos muito de ervilha e comecei fazendo pra agradá-lo, hoje todos adoram. Muito bom mesmo. Sua dica do macarrão é ótima , vou até dizer par minha filha experimentar. Ela que gosta de coisas assim diferentes . Um beijão pra vc .

Tricô e Mais Tricô 1 de julho de 2009 às 16:04  

Ozenilda, obrigada pela dica lá no blog, mas já tentei e lá não tem mais nada do fio, porque a pingouim não vai mais fornecer deste fio! Que peninha porque o fio é simplesmente maravilhoso! Mas valeu a dica viu!
beijos

Débora Fouraux 1 de julho de 2009 às 21:08  

Oi Nildaa! adoro caldo de ervilha e esse seu parece uma deliciaa! Beijinhos

Isabela Kastrup 1 de julho de 2009 às 21:16  

Hum, que delícia, aiaiaiaii!
Estava com saudade disso aqui!
Super beijo,
Isa

Ypsilon Yvone 1 de julho de 2009 às 22:23  

Voce tem toda razao o creme de ervilhas tem que fazer com a ervilha seca.
Vou fazer a sua depois te conto,
bjks

Anônimo,  2 de julho de 2009 às 01:40  

Anotado dona Nilda!
Depois te conto.
Bjs.

Nanda Albuquerque 2 de julho de 2009 às 15:08  

Que coincidência, Nilda

Essa semana tbém teve caldo de ervilha aqui em casa, mas foi de mami, que é muito melhor!!!
Fui visitá-la esse fim de semana e trouxe na bagagem o super caldo. Amo...
bêê tóó

Postar um comentário

É tão bom compartilhar com vocês o que faço neste blog, gostaria de saber a opinião de todos sobre o que lêem e do que gostam. Comente!
Para falar comigo, você também pode mandar e-mail: mileumacoisasdanilda@bol.com.br

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Grupo Blogueiras Unidas no Facebook

Grupo Blogueiras Unidas no Facebook
Eu faço parte
'Create

Conheça o Blog do Gatil Luz Violeta

Conheça o Blog do Gatil Luz Violeta
Clique na foto

M O T I V A Ç Ã O

Sou eu



Fernanda Reali