Êta, que ficar o fim de semana em casa dá sempre pano pra manga.
Cozinhar para uma pessoa, que é você mesma, não é tão ruim, pois não há a possibilidade de errar o cardápio. Não mesmo rsrsrs. Mas falando sério, eu sempre penso com antecedência o que quero comer.
Como moro em condomínio, preciso programar minhas compras, pois não dá para ir à mercearia sempre que quizer algo, como disse antes, minha despensa é restrita. Assim, quando sei que vou precisar cozinhar já imagino o que quero e vou preparando a listinha para as compras. Tudo comprado é hora de cozinhar.
No final de semana passado dois pratos foram especiais, o do post de ontem, aquele macarrãozinho esperto e esse caldo de ervilhas que vou passar a receita agora. Aproveita o frio, experimenta a receita e curte essa gostosura que é tudo de bom.
Creme de Ervilhas
Ingredientes:
1 xícara de ervilha crua ;
5 xícaras de água;
1 batata média com casca;
1 cebola média;
ervas de sua preferência ;
2 dentes de alho;
sal;
azeite extra virgem de boa qualidade;
Modo de fazer: numa panela de pressão coloque todos os ingredientes menos o azeite, cozinhe por aproximadamente 10 min após abrir fervura, depois de cozido, bata tudo no liquidificador até formar um caldo espesso.
Volte o caldo para a panela e deixe ferver até atingir a consistência desejada, se necessário, acrescente água. Antes de desligar o fogo, coloque o azeite e deixe ferver por 1 min. Desligue o fogo e está pronto o melhor caldo de ervilhas que você já tomou.
Não sei se você percebeu, mas todas as minha receitas de caldo são muito simples. Faço a base com batata e cebola, pois isso dá leveza ao prato.
No caso do caldo de ervilha, se ele for feito apenas com esse grão, tende a ficar enjoativo (ou ervilhoso), então a base melhora a textura e o sabor. Uso os grãos secos, comprados em saquinhos ou a ervilha torta comprada na feira, mas o melhor resultado é com o grão seco.
Sempre coloco a batata com casca, bem lavada e partida ao meio.
As ervas são sempre aquelas que tenho frescas no meu canteiro, nesse caldo coloquei: manjericão, cebolinha, coentro e orégano.
Essa foto aí é do início do caldo, para você conferir que vai tudo do jeito que eu falei. Depois de cozido eu uso um mixer para bater e não o liquidificador, apenas porque facilita minha vida.

Então moças, experimentem esse caldo e me digam se gostaram.
Read more...