Procrastinação ou como evitá-la

>> quinta-feira, 20 de agosto de 2009

Essa imagem me diz muito sobre essa palavrinha que tem me tirado o sono: PROCRASTINAÇÃO, que quer dizer deixar para depois ou para amanhã o que se pode fazer agora. As revistas Superinteressante e Vida Simples já trataram sobre o assunto e vale a pena ler os links.

Descobri que sou uma grande procrastinadora e isso me causa prejuízo de tempo e na realização de tarefas que poderiam melhorar minha vida. Não sei se por causa do transtorno psiquiátrico que tenho ou se isso não influencia diretamente, muitas vezes vejo dias passarem sem que eu consiga concluir tarefas simples e isso me causa sofrimento.

A fim de evitar esse sofrimento vejo que é fundamental criar estratégias que me ajudem a eliminar ou apenas diminuir essa prática danosa na minha vida, quer saber como?


Regrinhas básicas (inventadas por mim? Claro que não) para evitar a procrastinação ou a mesma coisa que 'Como não enrolar desde já':

APRENDA A DIZER NÃO

Assumir um compromisso ou uma tarefa pretensiona, e deixar de cumpri-lo pode ser pior do que deixar suas limitações claras desde o início.

NÃO AGENDE, RESOLVA JÁ

A procrastinação se alimenta de tagarelismo mental. Quando você está enrolando, geralmente diz para si mesmo: "deveria estar trabalhando, sou um preguiçoso". Melhor cortar esses pensamentos e iniciar a tarefa imediatamente.

CONCENTRE-SE

Toda vez que se desconcentrar, evite lutar contra si próprio. Se escapou da tarefa, reconheça o fato e dirija sua atenção novamente ao trabalho. No computador, desative a opção de ligar automaticamente programas como o MSN. Faça a tarefa e, quando tiver um tempo, fique uma meia hora batendo papo.

VEJA O LADO BOM

Mesmo tarefas chatas têm seu lado divertido - lavar a louça, por exemplo, envolve brincar com a água. Concentre-se no que a tarefa tem de legal, que, assim, fica mais fácil encará-la.

NÃO TENHA MEDO DE ERRAR

Muitos procrastinam porque exigem tanto de si próprios numa tarefa que acabam com medo de enfrentá-la. O melhor é ter consciência de suas limitações e habilidades para o trabalho.


21 responderam:

Priscila Oliveira 20 de agosto de 2009 às 09:40  

Nilda querida, sou a procrastinação em pessoa,kkkkk!!!
Tudo vou adiando, mas vou tentar seguir essas dicas para ver se melhoro!
Bjs querida....

Elen 20 de agosto de 2009 às 09:51  

Hum, eu tenho isso então...

meu g-zuiz, mais um diagnóstico!!

are baba

abraços cheirosos

Simone Azevedo 20 de agosto de 2009 às 09:52  

Nilda querida essa questao ocorre aqui na minha familia minha tia é dessa forma o dia dela não rende é enrrolado, depressiva, toma milhares de remedios faz tratamento psiquiatrico e nada parece que tá bom é muito dificil de lidar mas temos fé em nosso Deus e sabemos que dele vem tudo até mesmo a cura se apegue a ele e ele te fortalecerá. Conte comigo!

Bjksss

Mônica 20 de agosto de 2009 às 10:56  

Até o ano passado , quando trabalhava, todos da superintendencia sabiam. Minhas atividades chegavam sempre na hora certa. As vezes voltava para corrigir. Mas chegavam pontualmente.
Hoje estou sem horario e sem o que fazer.
E estou delirando.
comc arinho Monica
Mas é sempre bom ler estas regrinhas de vida

Natália 20 de agosto de 2009 às 10:57  

Huuum,será que eu tenho!??!

ehehe

bjokas,NA

Natália 20 de agosto de 2009 às 10:57  

Huuum,será que eu tenho!??!

ehehe

bjokas,NA

Talita Dona Perfeitinha 20 de agosto de 2009 às 11:35  

Nilda!
Tinha ouvido falar, mas não sabia o significado!
Estou numa fase de procrastinação, então.
Não é muito saudável, bem sei - tenho sofrido um pouquinho, mas estou meio perdida com tudo que tenho a fazer. Tenho que deixar de ter medo de errar e ver o lado bom, principalmente - acho que entrem numa maré pesada, mas acredito que vou conseguir me equilibrar. Tomara - não aguento mais tanta procrastinação! Não esquecerei as dicas. Obrigada,
Talita.

Maria Irene 20 de agosto de 2009 às 12:05  

Procrastinação = este é o meu nome... Putz, é muito ruim, a gente até perde boas oportunidades. Mas estou enfrentando a fera de peito aberto (e põe peito nisso...risos). A gente tem é que se policiar com a mardita, vigiar sempre. Saiu uma matéria este mês na Superinteressante...e eu comprei, não deixei para depois! Bjs

Unknown 20 de agosto de 2009 às 12:29  

Oi Nilda, saudades!! São conselhos muito úteis, mas que infelizmente, às vezes, esquecemos de seguir... mudou a foto do perfil, esta está mais alegre, gostei! Beijinhos

Unknown 20 de agosto de 2009 às 12:31  

Sabe Nilda, sempre fui um pouquinho assim, mas de uns temposm pra cá eu tenho me policiado bastante e as coisas estão mudando aos poucos...

Em outras épocas eu JAMAIS faria tudo isso que já fiz pra minha casinha nova, e olha que ainda falta muita coisinha pra postar...

Sei lá, acho que o remédio pra isso se chama INCENTIVO. Se você não tem um, fica com preguicinha, jogadinha pras traças e sempre deixando tudo pra depois.

Essa mudança ocorreu na minha vida a partir de janeiro, quando perdi um bebê (eu tava grávida de quase 6 meses). Fiquei dias e dias jogada na cama, sem coragem pra nada.

Quando resolvi levantar, procurei várias coisinhas pra fazer, tipo cuidas de plantinhas, fiz uma hortinha aqui em casa, adotei 2 calopsitas, voltei a fazer meus artesanatos que tanto adoro... aos poucos fui tempo um montão de coisas legais pra fazer, e todos os dias tô fazendo um pouquinho.

Tá sendo legal, curando meu corpo que estava inerte, minha mente que estava definhando e meu coração que estava em pedaços.

Mas é isso aí... a vida continua.

Beijooooooo!

Eliene Vila Nova 20 de agosto de 2009 às 12:33  

amiga então hoje estu procrastinando,rsrs...mas também deposi da faxina geral que fiz na cozinha ontem, tinha que estar quebrada,rsrs.
um dia abençoado
beijos

Débora Fouraux 20 de agosto de 2009 às 12:35  

Oi Nilda! obrigada pelo carinho! e óh tbm sofro com a procrastinação! meu maior problema é o mede de errar, ai fico enrolando, enrolandoo! é um grande problema! =(
Beijinhos

Ana, A menina que roubava idéias 20 de agosto de 2009 às 12:50  

Vamos trocar figurinhas?

Eu também estou sentindo isto. beijo enorme.

Unknown 20 de agosto de 2009 às 14:08  

Oi Nilda,
me pareceu que estava lendo sobre mim. Que loucura? Quer dizer que sou procrastinadora. Vou tentar seguir as regrinhas, valeu pela dica!
Beijos!!!

Mosana 20 de agosto de 2009 às 14:09  

eu já li esas matérias.. e concordo com td. dificil mermo é eu conseguir por em prática!!!
kisses

Hugo de Oliveira 20 de agosto de 2009 às 16:20  

Hum...muito interessante viu esse post. Eu acredito que tenho isso viu.


abraços


amigo


Hugo

Unknown 20 de agosto de 2009 às 16:22  

P.S.: eu adorei o "tô bege" que você deixou no meu post hoje... rsrs

Fiquei rosa-chiclete!

hahaha

André Gemmer - PAZ 20 de agosto de 2009 às 19:40  

Sejá sempre positivo e viva o momento Agora! Um livro muito interessante sobre o assunto é O poder do Agora.
Beijos...

Lu Périco 20 de agosto de 2009 às 22:30  

Nilda, eu amei o post... Um mal que me persegue!!!

Anônimo,  21 de agosto de 2009 às 00:25  

Já deixei ser procrastinadora a muito tempo, mas deu um trabalho e quanta força de vontade eu usei e uso até hoje amiga.
Ótimas dicas.
Bjs.

Lidiane Vasconcelos 26 de agosto de 2009 às 16:22  

Oi!!
Achei esse post bem interessante. É sempre muito bom aprender dicas que possam fazer o nosso dia-a-dia mais produtivo, e isso me interessa muito.

Obrigada por compartilhar. :)

...
Então, Ozenilda, segundo o que está na embalagem do desodorante, é para facilitar a depilação com lâmina. Não sei diferenciar uma coisa da outra porque nunca me depilei com cêra, por exemplo. Será que alguma outra bicha fêmea pode responder a respeito??? Bom, atualizei o post com tua dúvida, tá? Espero que alguém responda! :D

Beijos!!

Postar um comentário

É tão bom compartilhar com vocês o que faço neste blog, gostaria de saber a opinião de todos sobre o que lêem e do que gostam. Comente!
Para falar comigo, você também pode mandar e-mail: mileumacoisasdanilda@bol.com.br

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Grupo Blogueiras Unidas no Facebook

Grupo Blogueiras Unidas no Facebook
Eu faço parte
'Create

Conheça o Blog do Gatil Luz Violeta

Conheça o Blog do Gatil Luz Violeta
Clique na foto

M O T I V A Ç Ã O

Sou eu



Fernanda Reali