Para cozinhar no vapor
A primeira é essa panela, que geralemente vem com uma forma para o cozimento de pudins em banho maria. Nela, basta colocar a água na panela de baixo e encaixar a outra com os legumesm fechar e cozinhar.
A vantagem desse modelo são as alças separadas o que facilita o manuseio, mesmo que o cesto esteja quente.
Tenho uma parecida, sem o teflon, e gosto muito dela pois cabe bastante legume para cozinhar e além de fazer pudim, também é um bom caldeirão para caldos e outros cozidos. Bastante versátil, o que conta muito para nós.
A segunda opção é essa cuscuzeira, que serve também para outros cozidos a vapor. Basta encaixar aquela peça ali do lado na parte superior da panela e colocar sobre ela o cuscuz ou outra coisa a ser cozida. A água vai na parte de baixo, a mais fina.
As nordestinas conhecem bem esse utensílio e sei que gostam muito de um cuscuz de milho com manteiga e café quentinho, mas essa receita fica para outra hora.
A terceira opção é a minha preferida pela versatilidade e facilidade para guardar, pois é apenas uma cesta articulada, bem parecida com uma peneira, que se adapta a panelas de vários tamanhos.
A foto mostra três posições em que ela pode ficar. Aí é só colocar o que se deseja cozinhar nela e posicionar na boca da panela, tampar e pronto.
Desse eu não tenho, mas quem sabe um dia teste o seu uso?
Vou aproveitar e deixar uma dica legal para vocês, que é a seguinte: quando você for fazer salpicão ou um recheio para tortas e salgados com peito de frango, cozinhe-o no vapor apenas com sal e depois passe no ralo de fazer batata palha. Aí, quendo estiver tudo ralado, tempere e faça o seu recheio.
Essa dica não é minha. Foi meu sobrinho Gabriel, na época com 9 anos, que deu a sugestão meio estapafúrdia, num primeiro momento, mas que virou um trunfo na cozinha. Viu, ouça seu filho de vem em quando.
Bom meninas, agora é só escolher a sua opção preferida e cozinhar tudo no vapor, pois fica ótimo, suclento e saudável.
10 responderam:
Nilda, eu tenho o último, a tela, que uso para esquentar arroz.
É ótimo!!!!!
Bjs, Ana
òtima dica, achei super legal.
E parabéns pela sobrinha e irmão...
e gostaria de convida-la a participar do sorteio de 1 tapete que esta sendo feito do blog do meu sogro
http://shalontapetes.blogspot.com
abraços cheirosos e ótimo final de semana pra vc
Qunta gentileza da sua parte Nilda. Adorei as dicas. Vou ver se acho o alho poró no mercado da Vila Rubim aqui em Vitória pois nos supermercados geralmente não encontro essas coisas. Muito obrigada pelo carinho.
Bjs amiga
Boas dicas...viu.
abraços
Hugo
Eu tenho um dos modelos tb.
Muito bom.
bjs.
Oie flor!
Eu uso a cuscuszeira mesmo.
Bjo bjo *Ü*
Eu vi essa semana na revista da avon essa ultima opção, só tenho medo de que ela enferruge. Se não me engano é R$20...vou pedir no proximo catálogo para testar.
Sobre o olho poró, vou experimentar. Adoro cebola e pratos agridoces, então acho que vou gostar bastante.
Assim que eu fizer te digo, mas tenho que estar a fim de cozinhar, entende?!rs
bjks
tchui!!
Eu comprei um kit de panelas inox que já vem com a vaporeira, é uma maravilha. O cozimento a vapor deixa os alimentos com muito mais cor e sabor. A saúde agradece!...
Gostei das dicas. Vou marcar uma delas para comprar pra futura casa, bem mais pra frente, é claro... bjs!
bom te conhecer, gostei das suas dicas
bjos
vi
Postar um comentário