E tudo vira sopa!

>> quarta-feira, 3 de fevereiro de 2010

Não, não tem nada a ver com escândalos políticos. Nada de dinheiro na meia ou na cueca ou no soutien, tão em voga em Brasília (LAMENTÁVEL!)


O que quero ensinar você a fazer é um delicioso caldo com aquilo que você tiver na geladeira, com aquele legume cozido e que você não comeu.

Outro dia eu tinha um brócoli com ricota na geladeira que foi o recheio de um canelone. Tava lá, congelado há cerca de 15 dias, então, eu precisava usar urgentemente. Qual a solução? Fazer um caldo, claro.

O que usei:

1 xícara e meia de brócoli cozido com ricota (sobras)
2 copos de requeijão com água
1 copo de requeijão com leite (pode ser desnatado)
1 colher das de sopa bem cheia de farinha de trigo
tempero a gosto (ervas, sal, caldo de legumes)

Como eu fiz

Coloquei a água e o leite para ferverem junto com os temperos escolhidos, quando abriu fervura, coloquei o brócoli com ricota, mexi bem e deixei cozinhar um pouco, cerca de 10 minutos.
Depois de cozido, coloquei a farinha de trigo, peneirando e mexendo sempre, e deixei cozinhar até engrossar o caldo.
Deixei esfriar um pouco e bati tudo no liquidificador até ficar homogêneo.
Devolvi para a panela e esquentei ao ponto que queria.

Aí, foi só degustar com uma generosa quantidade de azeite de boa qualidade (adoro azeite!)

Dicas:

Como o caldo vai ser batido no liquidificador, não se preocupe se a farinha embolar um pouco, agora lembre-se, nunca bata líquidos quentes no liquidificador para não provocar um acidente e se queimar.

Você também pode utilizar margarina e fritar a farinha de trigo nela antes de acrescentar a água e o leite fervidos e depois acrescentar os legumes já cozidos, fica a seu gosto.

Parece estranho, mas a farinha de trigo torrada na manteiga dá ao prato um aroma de nozes assadas. Quem afirmou isso foi o Álvaro Rodrigues, aquele chef de cozinha maravilhoso dos programas de televisão.

17 responderam:

BilaCaldas 3 de fevereiro de 2010 às 08:33  

Olá Nilda!
Que bom que vc me visitou no Blog ontem. Obrigada pela visita. Volte sempre!
Conheci o seu Blog hoje e já estou seguindo...
Valeu a dica do caldo. Há momentos em que só um caldinho faz bem.

Elen 3 de fevereiro de 2010 às 09:13  

Adorei a dica...

agora me segurem...

vou fazer a noite do caldo em casa

abraços cheirosos

(vai rolar uma promoção lá no blog na semana que vem...)

Deia 3 de fevereiro de 2010 às 10:29  

Oi amiga;
Adorie a dica de tudo virar sopa e hoje elocubrei sobre o amor e gostaria muitissimo que vc desse a sua opinião...
Um grande bj

Deia 3 de fevereiro de 2010 às 10:29  

Oi amiga;
Adorie a dica de tudo virar sopa e hoje elocubrei sobre o amor e gostaria muitissimo que vc desse a sua opinião...
Um grande bj

Mônica 3 de fevereiro de 2010 às 10:35  

Adorei saber sobre as sopas.
E todos os detalhes que escreveu.
Fiquei sabendo que Flávia passou na federal em Lavras. Vamos ver se ela passar em outro lugar o que vai escolher!
Clarice ainda espera seu resultado que saira dia 19 de fevereiro.
Com carinho Monica

Blog - util.necessario - Ana 3 de fevereiro de 2010 às 12:49  

Não gosto muito de caldos nem sopas, mas vou fazer para o meu marido.
Mas me conta!
Você toma sopa neste calor???
Bjs, Ana

Talma 3 de fevereiro de 2010 às 14:15  

Hummm...nada como um caldinho para, além de reaproveitar as sobrinhas, nos ajuda a manter a saúde, náo é?
Ando precisando de mais caldinhos...rsss.
Beijocas flor!!

dollystar 3 de fevereiro de 2010 às 14:18  

Amo ser versátil como você na cozinha e inventar combinando sabores dá sempre certo! o duro é tomar caldinho com esse calor; frio? não gosto não, assim só os saboreio quando vou para minha casa. Brocolis é minha paixão!
Beijins

Lidiane Vasconcelos 3 de fevereiro de 2010 às 17:32  

Ozenilda, eu sou um projeto em desenvolvimento do que pode vir a ser uma diva do lar decente, portanto acho esses posts que mostram o quanto uma dona de casa pode ser criativas na cozinha ótimo. Obrigada pela dica. ;)

Anônimo,  3 de fevereiro de 2010 às 20:57  

Nilda,
dica anotada, mas só no inverno né minha filha, pq com esse calorão que está fazendo aqui eu não me animo não.
Bjs.

Unknown 3 de fevereiro de 2010 às 23:44  

Oi Nilda,
amei a receita desse caldo. Gosto muito de caldos e sem falar que além de saborosos, podem ser muito saudáveis se não inventarmos de colar bacon, carne, linguiça, etc...
Receita anotada!
Beijos!!!

Grasiela 4 de fevereiro de 2010 às 09:41  

Nilda, amo sopas.....

pode ser até no verão rs

bjo e bom dia

Sutana 4 de fevereiro de 2010 às 10:47  

Gostei mto do caldo, sempre faço uma sopinha.
Mas o que gostei mesmo foi o iogurte....me conta, fica mesmo bom??quais sabores vc já fez e qual gostou mais??Eu sempre faço esse ipgurte mas depois o transformo em coalhada seca....bjussss

Jane M 4 de fevereiro de 2010 às 14:23  

Tem coisa mais aconchegante que um caldo?
É tudo!!!!
Bjo

Ruby Fernandes 4 de fevereiro de 2010 às 16:32  

Que delícia de sopa flor! Vai fazer sucesso aqui em casa, já anotei!!
Bjo bjo *Ü*

Stella Petra 13 de janeiro de 2011 às 12:36  

É apaixonante estar aqui...Muita infirmação, dicas legais e uma recepção de dar água na boca...rs
PARANÉNS QUERIDA NILDA!
Deixo-te além de meu carinho e gratidão as bênçãos de nuestra Madre.

Namastê!!!

;)))))

Stella Petra 13 de janeiro de 2011 às 12:38  

P.S
Esqueci de dizer:
Isso é tudo é muito típico de uma canceriada...Amor, que se esparrama por todos os lados...


Beijos ;)))))

Postar um comentário

É tão bom compartilhar com vocês o que faço neste blog, gostaria de saber a opinião de todos sobre o que lêem e do que gostam. Comente!
Para falar comigo, você também pode mandar e-mail: mileumacoisasdanilda@bol.com.br

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Grupo Blogueiras Unidas no Facebook

Grupo Blogueiras Unidas no Facebook
Eu faço parte
'Create

Conheça o Blog do Gatil Luz Violeta

Conheça o Blog do Gatil Luz Violeta
Clique na foto

M O T I V A Ç Ã O

Sou eu



Fernanda Reali