Mudando conceitos

>> quarta-feira, 17 de fevereiro de 2010

Oi Gente!

O post sobre educação financeira teve uma ótima repercussão e eu vou dar continuidade ao assunto.

Lembra que no outro post eu disse que o nosso conceito de 'ganhar dinheiro' é equivocado? Pois é, esse conceito influencia muito o nosso relacionamento com o dinheiro, sabe por que?

Vamos pensar: ganhar algo é receber de graça, portanto, é algo que temos sem esforço, sem trabalho, pois alguém resolve dar e pronto, é seu. Dessa maneira, ganhar dinheiro é ter algo gratuito, o que nós sabemos que não é verdade. Se ganhamos, então desperdiçamos ou simplesmente gastamos o que recebemos. Parece bobagem mas isso é muito importante.

Se temos em mente que ganhamos algo, não sabemos o valor que esse algo tem, assim, é difícil pensar se o que nos é dado em troca do nosso trabalho é justo ou não. Podemos então cair em outra armadilha e temos sempre a impressão de que 'ganhamos pouco', ao passo que se entendemos o conceito da remuneração é mais fácil entender que administrar essa remuneração deve nos levar a decidir acertadamente sobre o destino das parcelas e adequar os gastos ao padrão de vida que podemos ter.

Tenha em mente o seguinte, o seu salário é o justo pagamento pela força de trabalho que você vende ao seu empregador, então, você não ganha, você é remunerado, recebe uma remuneração (só não vamos entrar no mérito se essa remuneração é justa ou não, vamos aprender o conceito).

A partir do momento que você entende que é é remunerado, entende também que existe uma contrapartida ao dinheiro recebido que é o seu suor, portanto, o dinheiro deixa de ser ganho, deixa de ser de graça. Assim desperdiçar não faz mais sentido e sim aplicar a remuneração para a manutenção da sua vida como um todo, considerando moradia, alimentação, educação, vestuário, lazer, no presente e no futuro .

Pense bem nisso e vai fazer mais sentido não se render a armadilha do 'eu mereço' ou do 'dá para pagar' na hora de decidir pelo destino de cada centavo da sua remuneração.

12 responderam:

Unknown 17 de fevereiro de 2010 às 21:11  

Oi minha querida, passei para deixar uma beijoca, dizer que estou com saudades e agradecer o seu carinho lá no blog, obrigada!

Muuuuuito bom este post, me fez parar para pensar! rs

=]

Cibele Leite 17 de fevereiro de 2010 às 22:21  

Oi Ozenilda, me fez analisar muita coisa esse post... adoreii

beijos

Hugo de Oliveira 17 de fevereiro de 2010 às 22:26  

Super interessante amiga.

abraços


Hugo

Eneida Freire 17 de fevereiro de 2010 às 22:59  

Ufa!
Um caso a se pensar sempre!
Beijo!

Deia 18 de fevereiro de 2010 às 10:12  

Nilda,

Sabe q o post falou uma grande verdade? Acho q o conceito de "ganhar" menospreza o nosso trabalho... e se pensassemos no quanto de trabalho gastamos ao comprar algo, deixaríamos de gastar com algumas bobagens... poxa vc tem mesmo o dom de administrar ein?!?1 quam sabe os posts virem capítulos de livro.
Bjos

Simplesmente Luísa 18 de fevereiro de 2010 às 10:34  

Tô por fora desse assunto, sem dinheiro nenhum, não dá pra seguir nem metade desses passos, hahaha
beijos!

Grasiela 18 de fevereiro de 2010 às 15:57  

oi Nilda, to gostando de ler aqui sobre educação financeira....

beijooo

Unknown 18 de fevereiro de 2010 às 16:36  

Oi Nilda,
gostei muito dessa análise que fez, realmente existe muita diferença em ganhar e ser remunerado. E a maioria das pessoas, inclusive eu até antes desse post, falava em ganhar.
Beijos!!!

BilaCaldas 18 de fevereiro de 2010 às 17:22  

Muito apropriado o seu post. Principalmente por estarmos, em fim, no início do ano e este conceito de ganhar e ser remunerado é show!!! Agradecemos... aguardo cenas dos próximos capítulos. rsrsrs
Bjo

Talma 18 de fevereiro de 2010 às 17:37  

Nilda, vc tá dando banho em aconomia doméstica ( ou fora dela) e suas dicas estão demais.
O Lula tem que vir aqui, aprender com vc, como gastar e bem o dinheiro da gente - MAS NÃO COM O CARTÃO COORPORATIVO!
Flor, respondendo à sua pergunta se já enfeitei ou se vou enfeitar a casa para a Páscoa.
Amiga não vou...como eu disse, estou numa fase "declutter" ou seja, de me desfazer das coisas. Eu bato o olho nas coisas, as que tenho a mais dentro de casa, e tenho vontade de sumir com elas.
Uma pena que o brasileiro ainda não faça aqueles famosos "garage sale" que os americanos fazem para se verem livres das suas tranqueiras, e ainda ganharem uma graninha. Porque na verdade, tem muita coisa que não merece ser dado prá qualquer um...tipo uma jarra linda que eu tenho. A gente dá coisas para quem necessita delas. Uma jarra de enfeite não é roupa ou coisas necessárias ao lar, portanto, merecia ser vendida. Pretendo doar para minha igreja, para que façam um bazar. Mas assim como esse jarro, tenho inúmeras coisas. Então o que estou fazendo? Estou encaixotando tudo e colocando na garagem. Quando a pessoa certa aparecer para levar, será dela.
Beijocas flor!!

Beijocas flor!!!

Dricca Kastrup 19 de fevereiro de 2010 às 23:52  

Muito interessante essa reflexão, Nilda ! Gostei muito. Vou ficar de olho por aqui pra não perder as cenas dos próximos capítulos rss.

bjobjo

Postar um comentário

É tão bom compartilhar com vocês o que faço neste blog, gostaria de saber a opinião de todos sobre o que lêem e do que gostam. Comente!
Para falar comigo, você também pode mandar e-mail: mileumacoisasdanilda@bol.com.br

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Grupo Blogueiras Unidas no Facebook

Grupo Blogueiras Unidas no Facebook
Eu faço parte
'Create

Conheça o Blog do Gatil Luz Violeta

Conheça o Blog do Gatil Luz Violeta
Clique na foto

M O T I V A Ç Ã O

Sou eu



Fernanda Reali