Série Minha Casa, uma conquista.

>> sexta-feira, 19 de fevereiro de 2010

Oi pessoas!

Tá todo mundo aí, de olho no Mil e uma coisas? Espero que sim, pois vou mostrar a saga da construção da minha casa, um sonho realizado (para as minhas amigas crentes afirmo que foi um sonho plantado por Deus no meu coração e concretizado por ele, com um milagre a cada dia).
Como eu morava de aluguel e já estava cansada de não poder fazer aquilo que queria para tornar meu lar mais aconchegante, parti para a conquista da casa própria, o que me levou a fechar o apartamento alugado em que morava e ir morar com minha irmã num apartamento de 48 m² , com um quarto de pouco menos de 7 metros, no qual eu dormia na cama de cima de um beliche e guardava minhas roupas num armário minúsculo e com muitas bugingangas da minha irmã. Foi difícil mas valeu a pena.

Comecei assim: em abril de 2003, comecei a juntar dinheiro para a compra do terreno. Em maio de 2004, comprei um lote de 500m. No dia 19 de maio de 2005, comecei a construção da casa e pasmem, me mudei em 17 de julho de 2005. A casa é simples, mas aconchegante e é minha, só minha, portanto, agora posso investir e me divertir com a adequação do meu lar.
Vamos às fases, transmitidas aqui em fotos? Agora, não tenho fotos digitais da obra, então, vou mostrar a casa pronta, num antes e depois, pois já fiz algumas modificações.

Começando pela fachada:



Essa é a fachada original, da esquerda para a direita:

a janela do meu quarto; a do banheiro; a da sala; a da cozinha, recuada, e no escuro, a porta e a janela da área de serviço que fica na garagem.





Detalhe da entrada da área de serviço.







Detalhe da porta de entrada, que fica nun nicho lateral para ter mais privacidade.






E aqui a fachada como é hoje, pois em 2008 fiz essa cobertura, apoiada em pilastras de tijolos aparentes, para evitar o sol na parede, que esquentava muito a casa.



Nessa fase tive que tomar algumas decisões quanto ao formato da casa e alguns acabamentos. Optei por uma casa de fundos, ou edícula, aproveitando o muro dos fundos e das laterias como parede. Fiz assim porque tinha pouco dinheiro para a construção e precisa abrir mão da laje, além de construir uma casa bem pequena. Como moraria sozinha numa casa, fiquei com medo de não me acostumar e resolver vender, aí, ter uma casa muito simples na frente do terreno o desvalorizaria. Como ele tem 500m, depois da construção fiquei com cerca de 400m na frente para um bela casa. Se vender hoje, quem comprar, poderá morar muito bem instalado e construir um belo projeto na frente.

Outra coisa foi a escolha das portas e janelas, optei pelas esquadrias de ferro, pois julguei as janelas de blindex menos seguras por serem transparentes e possibilitar que quem estivesse fora da casa visse lá dentro sem esforço. Ledo engano, pois as estatísticas de roubo em casas com blindex é quase zero. Vai tentar quebrar um vidro daqueles com 8 polegadas! Além disso, o vidro daria menos manutenção devido não precisar pintar, seria mais fácil de lavarr e coisa e tal.

O que faria diferente hoje:

Não encostaria a casa nos muros, deixaria a distância de 1,5m no fundo e os corredores na lateral, pois não tenho área privativa e nem janelas no fundo, o que ventilaria melhor a casa, embora minha casa seja bem ventilada. Outra coisa, teria espaço para colocar a lata de lixo atrás da casa, estender o varal do roupas e outras coisas discretamente, sem que as pessoas que passam na rua bisbilhotassem.

Ah! Essas fotos são do dia que limpei a casa para me mudar.

Bom, é isso, no próximo post sobre o assunto começo a mostrar a casa por dentro, aguardem.



33 responderam:

Hazel Evangelista 19 de fevereiro de 2010 às 08:49  

Uau, que maravilha!
Foste muito empreendedora, a tua atitude de juntar e lutar para ter casa própria inspirou-me muito. Parabéns!
Desejo-te muitas felicidades, e que essa casa vire o lugar mais aconchegante do mundo.
Beijos!

Sandra (patch & bordados) 19 de fevereiro de 2010 às 08:54  

Nilda, ter a nossa casinha é tudo de bom! Sabe esse azul da pintura original? Acabei de pintar minha casinha da chácara com uma cor assim! E esttá ficando lindo!!!
Adorei conhecer um pouco mais de vc. Beijos, Sandra.

Deia 19 de fevereiro de 2010 às 09:05  

Oie acabei de ler o primeiro post da saga de um lar... Como é bom termos o nosso próprio espaço, né? Acredito que a casa, assim como a nossa personalidade é uma construção para a vida toda. Achei linda e adorei a cor do depois...
Mas que espaço bom na frente! Dá para fazer um projetão de paisagismo, plantar árvores e tals.. Adorei o post e espero q venahm outros...
Bjos

BilaCaldas 19 de fevereiro de 2010 às 09:15  

Que bacana Ozenilda!!! Que o querer e o realizar sempre sejam postos por Deus em seu coração. Sempre vale à pena. Parabéns pela conquista!

Grasiela 19 de fevereiro de 2010 às 10:02  

Nilda bom dia,

Parabéns pela conquista e esforço...

Ao meu ver tudo q é batalhado na vida é mais gostoso....a gente valoriza bem mais....

beijoo ótima sexta

FLAVIA 19 de fevereiro de 2010 às 10:35  

Nilda querida, que beleza , adorei ver as fotinhos e saber do seu esforço para ter sua casa própria. É isso ai!!! Bjkas no coração.

Ruby Fernandes 19 de fevereiro de 2010 às 10:51  

Parabéns pela determinação! Estou louca para conhecer mais cantinhos da sua casa! Adorei viu?
Bjo bjo *Ü*

Unknown 19 de fevereiro de 2010 às 11:20  

Oi Nilda, só tenho elogios para sua determinação e coragem! Parabéns pelo sonho concretizado! E espero que vc não venda sua casinha! Beijocas

Sane Almeida 19 de fevereiro de 2010 às 12:14  

Ozenilda, que legal!
Por mais simples que seja é sua. Mas ela é fofa. Minha mãe gosta de casa assim, mas o que vc disse sobre o que não faria hoje é mais que certo.
Meu sogro queria se meter dizendo para aproveitarmos o muro na lateral para a parede da casa, mas isso também tras mais riscos quanto a infiltrações.
Quando não temos outra opção tudo bem, mas não era nosso caso, né?
Também quando coloquei minha casa na frente do terreno pensei no que vc disse, privacidade. Além das roupas no varal, etc.
No seu caso vc tinha uma idéia na sua cabeça sobre a adaptação e está super certa. Hoje seu terreno está valorizado se caso queira vender.
É um terrenão e LINDO! adoro terrenos para plantar. rsrsr

Tem gente que pensa talvez que eu seja "dondoca" sabe, mas esses dias mesmo eu fui lá para a obra capinar em volta das minhas frutíferas. Coloquei um boné, peguei enxada e ansinho e mandei ver. Pra mimn não tem tempo ruim. Ainda tirei uma pancada de entulhos e lixo...quem ficou um lixo fui eu e com as mãos de pedreiro! rsrsrs
bjks e parabéns por essa grande conquista!

Sane Almeida 19 de fevereiro de 2010 às 12:21  

Eita, eu não tinha visto antes o post do gramado...que lindo ficará!
AGORA GOSTO MAIS AINDA DE VC, odeio quem impermeabiliza o quintal. Viva a natureza!!!rs
bjks querida!

Ah, me conta como se prepara o quintal para plantar a grama?
Eu ainda tenho que aterrar o terreno. Pretendo colocar areola.
bjs

Simplesmente Luísa 19 de fevereiro de 2010 às 13:16  

Adorei o post... gosto mt de casa linear... ficou otima! Mas aqui nao pode aproveitar o muro do terreno nao...tem que ter uma distancia de 1,5 metro mais ou menos...
O terreno é enorme ein, excelente, tá de parabens!!!
Beijos!

Claudia 19 de fevereiro de 2010 às 13:29  

Menina, depois de um longo jejum em função da correria, tô voltando ao blog. Devo postar hoje, ai, ai....


Adorei o seu post. Nossa casa também foi uma conquista imensa e por isso, somos muito felizes nela, mas ainda tem uma porção de coisas que eu eu adoraria fazer, idéias nós temos, falta só a grana.rs

beijos

Unknown 19 de fevereiro de 2010 às 13:56  

Oi Nilda,
parabéns por essa conquista, você foi muito guerreira nessa empreitada. Eu ainda vou realizar esse sonho. E foi ótima a idéia de construir no fundo e deixar a frente para futuramente uma casa maior. Também pensamos em fazer isso quando adquirirmos um terreno, construir nos fundos uma pequena casinha e deixar a frente para ir construindo uma casa melhor e maior.
Beijos!!!

Bordados e Retalhos 19 de fevereiro de 2010 às 14:25  

Nilda, emocionante ler o post sobre a sua casa. Exemplo de coragem, força de vontade e compromisso com voc e seu coração. Bjs amiga

*~* Coisas da Bruxinha *~* 19 de fevereiro de 2010 às 15:18  
Este comentário foi removido pelo autor.
*~* Coisas da Bruxinha *~* 19 de fevereiro de 2010 às 15:19  

Nilda , oi tudo bom, que bom saber que estás de volta ao meu blog, sabes que eu tb não consigo mais acessar pelo internet explorer , estou entrando por um navegador chamado google chrome, e não tenho problemas tb. Não sei o que acontece com o internet , já encontrei problemas em outros blogs tb então estou dando um tempo para não estressar.
Já fiz um post de outro quadro que minha filha fez. Tem o pap !
O link do post que tem o pap das flores de lata é esse http://coisas-da-bruxinha.blogspot.com/search/label/Artes%20em%20Latas%20de%20Refrigerante
Espero que vc consiga e que te ajude , a Ana Rezende tb fez pelo meu e conseguiu , não sei se a conhceces, do blog arterapia tá na minha lista o link dela, mas ela ainmda não postou. Se precisar é só falar que tento te ajudar .
Ah não vi seu comentario no post do sorteio do lustre, não vais querer participar ??? Acho que minha seguidora vc já é , então é so deixar o comentario lá no post do sorteio tá ?? bjs te espero .
ah que legal vc tá de parabéns pela conquista da sua casa. bjs

*~* Coisas da Bruxinha *~* 19 de fevereiro de 2010 às 16:20  

Nilda , o parafuso não pode ser muito grande mas o suficiente para segurar as petalas e deposi uma roela por baixo pra segurar ok ?? bjs

Anônimo,  19 de fevereiro de 2010 às 16:34  

Parabéns menina! Cpmprar ou construir nosso próprio cantinho é mesmo uma grande conquista em nossas vidas.Dá uma satisfação enorme e uma vontade de arrumar tudo com a nossa cara, deixar do nosso jeito e isso é uma experiência que não tem preço.
Olha, amei sua visitinha em meu blog de viagem.Tenho outro espaço onde escrevo sobre o meu dia-a dia...Se quiser passar lá tb, será um grande prazer.
Apareça sempre que quiser e será muito bem vinda.
Bjos
Yoyo

Calma que estou com pressa! 19 de fevereiro de 2010 às 16:36  

oi nilda!
gostei da tua atitude - consegiu tua casa - e ela é linda - agora fiquei curiosa para ver por dentro - os detalhes..
bjs
lu

Janice 19 de fevereiro de 2010 às 18:05  

Nilda,
parabéns pela conquista, garra e determinação.
Te admiro.
Beijo:)

19 de fevereiro de 2010 às 20:48  

Parabéns pela determinação! O esforço valeu a pena!! Bjuss

Blog 19 de fevereiro de 2010 às 21:23  

Eba!! Adorei o post! Amo conhecer tudo sobre casinhas, e a sua é show! bjs!

Ana Maria ( Jeito de Casa ) 20 de fevereiro de 2010 às 00:02  

OI Nilda

Adorei a história da tua casa e teus conselhos pra quem quiser fazer uma.
Deve ser muito gratificante economizar bastante e depois atingir seu objetivo!!!deois volto pra conhecer por dentro...

bjus e um ótimo findi amiga

DOIDINHA DA SILVA 20 de fevereiro de 2010 às 02:11  

Lembrei de quando consegui nossa primeira casinha ( que era nada mais do que um pequeno apartamento construido em cima de uma laje comprada de terceiros ) Fiz um pequenino "CULTO ECUMÊNICO DE GRATIDÃO" e me senti a mulher mais feliz do mundo !

Este é só o começo, viu ?

Heloisa de Mesquita Inoue 20 de fevereiro de 2010 às 08:43  

Oi Nilda, obrigada pela visita ao meu blog! Aquela colcha de chinile era da minha mãe!A minha era de solteiro e na cor azul... quando for visitar-me deixe o seu endereço, poi, Brasilia é tão perto daqui! beijos!

Cris Ventura 20 de fevereiro de 2010 às 18:00  

Essa é uma grande e corajosa conquista! Sua casa já é energizada! Sorte e luz sempre ;-)

Nanda Assis 20 de fevereiro de 2010 às 23:13  

a pouco passei pelo drama de construir, ufa tem dois meses q mudei, depois q passa é muito bom ne.

bjosss...

Eneida Freire 21 de fevereiro de 2010 às 10:36  

Menina, que bela conquista!
Louvado seja Deus!
Que você seja muito feliz na sua casa!
Beijo!

Débora Fouraux 21 de fevereiro de 2010 às 21:25  

Nildaa! sua casa parece ser boa hein! merece uma piscininhaa hein! uahuahauhauah Beijoss

Katia Bonfadini 22 de fevereiro de 2010 às 19:09  

Oi, Nilda! Parabéns pela casa própria, que é um sonho de muitos brasileiros!!!!! Acho que essa segurança de ter nosso próprio cantinho faz muito bem, né? Adorei o tom de azul que você escolheu e a casa parece bem espaçosa, né? Que delícia! Beijão!

Edna Fadinha 22 de fevereiro de 2010 às 20:29  

Que delicia esse processo todo né Nilda?
Sua casa esta ficando uma graça, adorei a cor.
BJS

Rita de Cassia 25 de fevereiro de 2010 às 15:46  

Adorei a saga de tua casa. Comigo aconteceu "quase" da mesma maneira. Aluguel, lote, gastos, sem dinheiro para a laje, gastos, arrombamento com roubo de "quase tudo", gastos, falta de dinheiro para o acabamento, mudança, falta de água encanada, de postes de luz, gastos...
Mas tenho minha casa, com terreno quitado. Não é grande, não está concluída, mas é minha. Temos um teto e isso é muito importante. Com tudo que passamos nesses últimos anos, nem sei como seria se não tivessemos casa própria.
Então, é agradecer a Deus e muito!
bj bj bj

Postar um comentário

É tão bom compartilhar com vocês o que faço neste blog, gostaria de saber a opinião de todos sobre o que lêem e do que gostam. Comente!
Para falar comigo, você também pode mandar e-mail: mileumacoisasdanilda@bol.com.br

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Grupo Blogueiras Unidas no Facebook

Grupo Blogueiras Unidas no Facebook
Eu faço parte
'Create

Conheça o Blog do Gatil Luz Violeta

Conheça o Blog do Gatil Luz Violeta
Clique na foto

M O T I V A Ç Ã O

Sou eu



Fernanda Reali